Num contexto de crescente digitalização e exigência dos mercados internacionais, a Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) lançou uma iniciativa estratégica para apoiar Pequenas e Médias Empresas (PME) na criação de lojas online e adesão a marketplaces internacionais. Esta ação integra o projeto EXPORT.i9, desenvolvido para impulsionar a presença digital das empresas portuguesas e facilitar a exportação de produtos com elevado valor acrescentado nacional, através de canais de venda “modernos e eficazes”.
Segundo Christelle Domingos, diretora Executiva da InovCluster, “a utilização de canais de venda online, especialmente de produtos de valor acrescentado, tem vindo a evidenciar um crescimento acentuado na última década, sendo esta uma tendência irreversível na atual economia e sociedade”. Nesse sentido, reforça a importância de fomentar junto das PME o acesso a estes canais digitais, não apenas como uma ferramenta de venda, mas como uma poderosa estratégia de promoção e visibilidade para o setor agroalimentar português.
O apoio financeiro concedido às empresas pode chegar até 50% para iniciativas como criação de lojas virtuais e entrada em marketplaces. Entre as vantagens destacadas estão o acesso a novos públicos, funcionamento 24 horas por dia, menor investimento inicial, maior confiança do consumidor e infraestruturas tecnológicas prontas a utilizar. Para além disso, estas plataformas oferecem, segundo os responsáveis pela InovCluster, escalabilidade e facilitam a gestão operacional e de marketing das empresas.
Esta medida enquadra-se no plano de internacionalização 2023-2025 do projeto EXPORT.i9, que aposta em ações promocionais nos mercados prioritários como Espanha, Suécia, Alemanha, EUA, Canadá, China e Emirados Árabes Unidos.
Sediada em Castelo Branco, a InovCluster agrega atualmente 147 associados e tem desempenhado um papel determinante na capacitação e internacionalização das empresas do setor agroalimentar.
Esta ação, cofinanciada por entidades como o Compete2030 e a União Europeia, “reafirma o compromisso da InovCluster com a inovação, competitividade e sustentabilidade do tecido empresarial português”. ■