A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster), em colaboração com o Município de Castelo Branco, intensificou a sua estratégia de internacionalização com duas ações além-fronteiras no último mês de maio. A entidade participou na FIN Brasil, em Balneário Camboriú, e numa missão empresarial em Marrocos.
Entre os dias 13 e 15, a presença na FIN Brasil 2025, organizada pela Câmara de Comércio Portugal/Santa Catarina, representou uma “oportunidade estratégica para estreitar relações com o mercado brasileiro, em particular com o Estado de Santa Catarina”, de forte dinâmica empresarial. Durante o evento, foram identificadas oportunidades de negócio para os associados da InovCluster. A visita resultará, já em novembro, na receção de uma comitiva de empresários brasileiros multissetoriais à região Centro de Portugal, onde conhecerão as potencialidades da indústria local e do território.
Logo de seguida, entre 20 e 22 de maio, a InovCluster, com sede em Castelo Branco, Portugal, integrou uma missão empresarial a Marrocos, com visitas às cidades de Oujda, Berkane e Nador. Esta iniciativa permitiu explorar o ecossistema económico daquela região e promover sinergias em setores-chave como o agroalimentar, o turismo, a indústria e a formação.
“Estas ações sublinham o compromisso da InovCluster com a promoção das empresas portuguesas nos mercados internacionais, apostando em parcerias estratégicas, trocas de experiências e redes de colaboração que geram impacto local e global. A internacionalização passa por aqui: parcerias estratégicas, trocas de experiências e redes de colaboração com impacto local e global”, disseram os responsáveis pela InovCluster. ■