O cônsul-geral adjunto de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques, será distinguido com o “Colar de Honra ao Mérito Legislativo”, numa cerimónia solene marcada para o dia 24 de junho, terça-feira, às 19h, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Brasil.
A homenagem é uma iniciativa do deputado estadual Paulo Fiorilo e “reconhece o contributo de Jorge Longa Marques para o fortalecimento das relações entre Portugal e o Brasil, em especial com a comunidade luso-brasileira residente no Estado de São Paulo”.
O evento terá lugar na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Andar Monumental, e contará com a presença de autoridades, representantes da diplomacia portuguesa, membros da comunidade luso-brasileira e demais convidados. A entrega do “Colar de Honra ao Mérito Legislativo” é uma das “mais altas distinções atribuídas pela Alesp a personalidades que se destacam no serviço público, cultural e institucional”.
Jorge Marques ocupa atualmente o cargo de cônsul-geral adjunto de Portugal em São Paulo, tendo sido nomeado para a função em 2020, pertencendo ao mapa de pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na carreira diplomática.
Em declarações à nossa reportagem, Jorge Longa Marques afirmou ser “uma grande honra” receber a homenagem, mas sublinhou que esta iniciativa é “um reconhecimento do trabalho realizado no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, ao longo dos últimos anos, em que estive aqui”, cidade com a qual guarda “ligações afetivas”.
“Se não fosse pelos trabalhadores do consulado e pelo apoio dos meus dois chefes, enquanto estive em São Paulo, nada disso seria possível”, comentou este cônsul-geral adjunto, que não esconde que a experiência em São Paulo, assim como o contacto com a comunidade portuguesa na maior cidade da América do Sul, deixarão “saudades”.
Jorge Marques segue agora para a Argentina, onde irá atuar, a partir de agosto, na Embaixada de Portugal em Buenos Aires. Este responsável revela ter já informações de que a comunidade portuguesa no país argentino é “muito ativa” e que procurará atuar junto dos conselheiros das comunidades e dos líderes associativos no país.
Jorge Marques deixa as funções em São Paulo no dia 31 de julho.
Currículo em prol de Portugal
Jorge Longa Marques nasceu a 29 de setembro de 1977 no Porto, é licenciado em Línguas, Literatura e Cultura – perfil Bidisciplinar de Português e Inglês pela Universidade do Porto; Assistente no Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Viena (2006-2007); estudou também literatura brasileira, é antigo tradutor.
Atuou como empresário da área de comunicação, sendo aprovado no concurso de admissão aos lugares de adido de Embaixada, aberto em 30 de março de 2015; adido de embaixada, na Secretaria de Estado, em 14 de dezembro de 2015; terceiro-secretário de embaixada, em 19 de dezembro de 2017; segundo-secretário de embaixada, em 19 de dezembro de 2020; cônsul-geral Adjunto em São Paulo, em 3 de agosto de 2020; primeiro-secretário de embaixada, em 19 de dezembro de 2023.
Segundo fontes da comunidade luso-brasileira em São Paulo, Jorge tem desempenhado “um papel ativo na promoção da cultura, da cidadania e da cooperação entre os dois países”. ■
Cher cousin, toutes nos félicitations pour cette honorable reconnaissance du mérite. Nous sommes fiers de ta brillante réussite et te souhaitons bonne chance dans tes nouvelles fonctions. Avec toute notre affection. Une grande pensée pour Daniela et Raul.