
No último dia 18 de junho, a Estação de Vale de Prazeres, no Fundão, região Centro de Portugal, ganhou nova vida com a inauguração da sede oficial da Câmara de Comércio da Região das Beiras (CCRB), após cinco anos de trabalho desde a escritura pública celebrada no município do Fundão.
A cerimónia, liderada por Ana Correia, presidente da CCRB reeleita nos últimos dias, contou com a presença de diversas personalidades e representantes de entidades públicas e privadas.
“Hoje é um dia que marca não só a história da CCRB, mas também a história desta terra que nos acolhe, Vale de Prazeres, e de todas as Beiras, que, unidas, mostram ao mundo a sua força”, afirmou Ana Correia.
A CCRB surgiu da “convicção partilhada por Ana Correia e o seu marido, Nuno Lages, de que as Beiras — Litoral, Interior, Alta, Baixa e Douro — permaneciam invisíveis além-fronteiras”.
“A inspiração veio após uma viagem ao Japão, com o atual presidente da Mesa da Assembleia Geral, o advogado Miguel Meira, onde perceberam o desconhecimento sobre o potencial da região”, recordou esta responsável.
A escolha da estação ferroviária como sede não foi aleatória. Segundo Ana, “a Estação é um símbolo de resistência e renascimento. Um local histórico que, nos anos 1970, foi defendido pela comunidade e renasce agora como sede oficial, centro de negócios e inovação, espaço de coworking e colaboração, ponto de encontro para empresas, artistas e empreendedores”.
Segundo apurámos, a partir da nova sede, a CCRB pretende “promover a cultura, a gastronomia e os vinhos da região; atrair investidores e criar oportunidades para os jovens; posicionar o Interior como centro de oportunidades; e fomentar networking e parcerias estratégicas”.
Durante o evento, Ana Correia agradeceu a todos os que contribuíram para o projeto, com destaque para o engenheiro Paulo Águas (in memoriam), o secretário de Estado do Turismo de Portugal, Pedro Machado, o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, e os representantes das Infraestruturas de Portugal, Nuno Neves e Artur Nascimento.
Estiveram presentes autoridades locais, representantes empresariais e membros da sociedade civil, como a vereadora da Câmara Municipal do Fundão, Alcina Cerdeira; o CEO da Keeptalent, Pedro Ramos, que é hoje vice-presidente da CCRB; a CEO da Easyrelocation e membro da CCRB, Bárbara Monteiro; o presidente da SEDES em Castelo Branco, Ricardo Ambrósio; e o escritor e conselheiro cultural da associação João Morgado. Também marcaram presença representantes da GNR, dos Bombeiros Voluntários, da Câmara de Comércio da Lusofonia, da Casa das Beiras, do Movimento Cívico da Gardunha, entre outros.
A associação recebeu ainda mensagens de apoio da Presidência da República portuguesa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, da Associação Empresarial do Sabugal (ADES), da CIM Beiras e Serra da Estrela e do Ministério da Economia e da Coesão Territorial. ■