SECP planea congresso global da diáspora em 2026

Com foco no desenvolvimento econômico de Portugal, evento internacional pretende reunir comunidades portuguesas para transformar “palavra em ato”

0
2
Emídio Sousa discursou no Fórum Madeira Global 2025, onde anunciou a proposta de um congresso internacional da diáspora. Foto: divulgação/Governo da Madeira
- Publicidade -

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, participou do Fórum Madeira Global 2025, em Funchal, na quinta-feira, 24, realizado no Centro de Congressos da Madeira, com o tema “Autonomia: Identidade e Desenvolvimento”. Durante a sessão de abertura, ele revelou a intenção de organizar, em 2026, um congresso internacional da diáspora com foco em duas vertentes: negócios e desenvolvimento econômico de Portugal.

“Nós somos o maior país do mundo. Não em termos geográficos, mas em termos de pessoas”, ressaltou Sousa diante de 350 congressistas de vários países que acolhem madeirenses. “Saber aproveitar este recurso extraordinário pode ser o salto que nós precisamos para o nosso país”, completou o secretário.

O secretário destacou a oportunidade de se aproveitar a “capacidade de ser português, esta capacidade de nos integrarmos, esta capacidade de criar riqueza” e mencionou três características das comunidades portuguesas: trabalho, boa integração e contributo para o desenvolvimento dos territórios.

Sem o costumeiro “choradinho do amor às comunidades, que eu já ouvi milhares de vezes em visitas de Estado, muitas vezes não tem correspondência na forma como os nossos conterrâneos são tratados”. Ele afirmou que “é tempo de passar da palavra aos atos”.

Para o secretário, essas “redes são fáceis de criar”, e finalizou: “acabou a história dos formalismos, vossa excelência para a esquerda, vossa excelência para a direita, beijinhos, abraços e nada acontece”.

Durante o evento, citou-se o exemplo da ligação de Israel à diáspora, nos âmbitos econômico, empresarial, científico e educacional.

De acordo com o Portal Diplomático do Governo de Portugal, existem no mundo “mais de 2 milhões de emigrantes portugueses”, distribuídos em mais de 190 países. A França é o país que mais acolhe portugueses, com uma estimativa de 598 mil pessoas.

Ainda, conforme o portal, “as comunidades portuguesas no mundo são um dos mais importantes ativos estratégicos da política externa do Estado português e são a mais forte manifestação do Portugal global”.

O evento foi promovido pelo Governo Regional da Madeira por meio da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE). ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.