“A CCILB é hoje um agente indispensável na promoção das relações bilaterais entre Brasil e Portugal”, confirmou Otacílio Soares

Empresário, que é presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, confirmou a sua candidatura à reeleição da entidade; sob a sua direção, de 2023 a 2024, “diversas iniciativas foram realizadas em prol do fortalecimento da união entre Portugal e Brasil”

0
19
Otacílio Soares, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira. Foto: divulgação
- Publicidade -

O empresário e atual presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB), Otacílio Soares, confirmou à nossa reportagem que será candidato à reeleição para dirigir a entidade nas eleições que terão lugar dia 18 de agosto, em Lisboa. Este responsável pretende manter-se no cargo para “dar continuidade aos projetos da CCILB e promover uma ainda maior aproximação dos empresários do Brasil e de Portugal”. A lista única, candidata, liderada por Otacílio, conta com empresários ativos nas relações internacionais no cenário luso-brasileiro e global.

Segundo Otacílio, a ideia é manter o compromisso das suas ações no âmbito da entidade com foco numa “liderança estratégica e proativa, orientada para o desenvolvimento de um ambiente favorável aos negócios e ao intercâmbio cultural”.

“Num período marcado por desafios e oportunidades, reforçamos o nosso papel como elo fundamental entre Portugal e o Brasil, dois países unidos por laços históricos, culturais e económicos sólidos. A CCILB consolidou a sua missão de promover a cooperação empresarial, institucional e cultural entre os dois mercados”, frisou Otacílio Soares, que ressaltou que, atualmente, a entidade é considerada uma “referência nos contactos bilaterais, com atenção às necessidades atuais e às oportunidades do futuro”.

Ações possibilitaram expansão das ações da Câmara de Comércio

Na última Assembleia Geral da entidade, o atual presidente da CCILB apresentou o “Relatório de Contas e Atividades” da sua gestão referente a 2023-2024, onde constam uma série de ações que envolvem “diálogo, cooperação e comprometimento com a CCILB”.

Entre os pontos mencionados, estão “uma centena de reuniões presenciais e virtuais com autoridades, instituições estratégicas e parceiros, incluindo a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), ministros e secretários de Estado de ambos os países, federações industriais, câmaras de comércio, bem como entidades e fóruns estaduais”.

Otacílio Soares, que mantém fortes ligações com o mercado luso-brasileiro e europeu, revelou que estas atividades e o “relacionamento com os meios de comunicação social, com a Federação das Câmaras Portuguesas, com as Câmaras Regionais, com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com as Embaixadas dos dois países, reforçou o posicionamento da CCILB como agente indispensável na promoção das relações bilaterais”.

Projetos sobre a mesa

Este líder luso-brasileiro considerou a “criação de sinergias entre a academia, o setor empresarial e a sociedade civil” uma iniciativa “especial”, merecendo um “olhar atento” por parte da direção da CCILB. Outro destaque foi o lançamento do novo portal digital da CCILB, “que se tornou um centro de informação sobre oportunidades de negócio, emprego e estatísticas”.

A parceria com a Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial — Brasil (CAMARB) ofereceu “segurança jurídica aos associados”, demonstrando “o alinhamento da CCILB com as melhores práticas internacionais”, disse Soares, que sublinhou que o seu mandato foi fortalecido pelo lançamento do “Prémio Aproxima”, que busca reconhecer empresários, empresas, entidades e personalidades entre Brasil e Portugal, durante um grande evento que decorre em Lisboa. Para este empresário e economista de 59 anos, a premiação é o reconhecimento e celebração dos “avanços nas relações luso-brasileiras”, que conta com o apoio e trabalho da CCILB “como catalisadora de oportunidades e motor de cooperação económica, cultural e empresarial entre os dois países”.

Para Otacílio Soares, sob a sua direção, a CCILB responde “eficazmente às expetativas dos seus membros”, que passou de 139 associados, em dezembro de 2022, para 159, em dezembro de 2023, registando a entrada de mais 48 novas entidades e nomes em 2024.

“Temos, hoje, um grande trabalho desenvolvido na aproximação entre Brasil e Portugal no campo económico e que podemos dar continuidade nos próximos anos, aproveitando o know-how adquirido e os contactos e parcerias estabelecidos. Contamos já com uma gama de projetos para desenvolver nos próximos anos em prol do fortalecimento do bom nome da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, mas, sobretudo, objetivando resultados positivos na economia luso-brasileira”, finalizou Otacílio Soares. ■

Conheça a lista contempla que vai a eleições

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Jorge Rebelo de Almeida

Vicepresidente: Alaor Leite

Secretário: Andrea Pereira

Conselho Fiscal

Presidente: Carlos Gonçalves

Vicepresidente: Paulo Leite

Vogal: Joaquim Lico

Diretoria

Presidente: Otacilio Soares da Silva Filho

Vicepresidente: Diogo Costa

Vicepresidente: Carlos Leiria Pinto

Vicepresidente: Mauricio Campos Júnior

Tesoureiro: João Santos Pinto

Vogais: João Cox, Nuno Rangel, Nuno Santos, Maurizio Calcopietro, Duarte Champalimaud, Giovana Bratti, Manoel Edésio, Renato Teixeira Botelho, Miguel Moraes Palmeiro, Nuno Pires, José Manuel Diogo, José Carlos Neves. 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.