“Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística” prepara missão oficial a Portugal em novembro

Delegação vai percorrer várias cidades portuguesas com um programa “cultural, diplomático e espiritual”; personalidades de relevo serão distinguidas

0
1
Entidade, reconhecida de utilidade pública pelo Governo e pela Prefeitura de São Paulo, completa 66 anos de atividade cívica e cultural desde a sua fundação em 13 de março de 1959. Foto: divulgação
- Publicidade -

A Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, com sede em São Paulo, Brasil, regressa a Portugal em novembro deste ano, no âmbito de uma missão oficial que se estenderá de 14 a 22 de novembro. A comitiva, composta por chanceleres, comendadores e patronos, terá passagem por diversas cidades portuguesa, como Lisboa, Porto, Coimbra, Fátima, Tomar, Braga, Guimarães, Covilhã, Belmonte, Santarém e a região do Douro.

Segundo apurámos, a iniciativa integra o calendário do Jubileu de Ébano da entidade, que, em 2025, completa 66 anos de atividade cívica e cultural desde a sua fundação em 13 de março de 1959. A Sociedade, reconhecida de utilidade pública pelo Governo e pela Prefeitura de São Paulo, é hoje uma “referência no estudo e divulgação da ciência heráldica, vexilologia, história e humanismo”, aliando tradição a causas contemporâneas, como a “defesa da paz, a promoção da educação de base e a preservação ambiental” alinhada com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

Em declarações à nossa reportagem, o presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, Professor Galdino Cuchiaro, sublinhou a importância deste reencontro em solo português.

“Portugal e Brasil partilham uma história que nos une profundamente. A nossa missão em Portugal é mais do que protocolar, é simbólica. Trata-se de reforçar laços históricos, culturais e espirituais, reconhecendo que honrar o passado é dignificar o presente. A expetativa é de que esta vivência seja nobre e transformadora para todos os envolvidos”, disse este responsável, que recordou que a passagem pelo país europeu não é uma novidade, já que a “Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística já esteve anteriormente em Portugal em várias ocasiões, realizando encontros e sessões solenes em diversas cidades, sempre com o objetivo de valorizar a memória comum e promover o intercâmbio cultural entre os dois países”.

“A Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística tem presença frequente em Portugal, em datas simbólicas entre os dois países, tendo como base as cidades de Santarém e de Belmonte, que guardam parte importante da história dos nossos países. Estas ações reforçam a sua missão de aproximar Portugal e Brasil através da cultura, da história e da cooperação académica e institucional”, comentou Galdino Cuchiaro.

O programa em solo luso prevê visitas a locais emblemáticos da história luso-brasileira, momentos de caráter espiritual, como a passagem por Fátima, e solenidades oficiais de outorga, em que serão entregues distinções honoríficas a personalidades e instituições que se destacam em diversas áreas.

A participação está aberta ao público do Brasil e de Portugal. As reservas estão abertas até setembro. Informações estão disponíveis em: www.heraldica.org.br ou através do contacto oficial da Chancelaria, através do e-mail: chancelaria@heraldica.org.br

“Esta iniciativa internacional pretende unir diplomacia, cultura e espiritualidade, numa programação desenhada com curadoria histórica e institucional. Quem estiver no Brasil, terá apoio na organização da sua ida a Portugal”, finalizou Galdino Cuchiaro. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.