Brasil: Empresa portuguesa vai construir túnel imerso no Estado de São Paulo

Com raízes em Amarante, sede no Porto e atual gigante no setor da construção mundial, Mota-Engil lidera projeto inédito de infraestrutura no Brasil ligando Santos e Guarujá

0
19
Foto: Cauê Diniz
- Publicidade -

A Mota-Engil Latam Portugal, braço do grupo português Mota-Engil, sagrou-se vencedora do leilão para a construção, operação e manutenção do túnel imerso que vai ligar as cidades de Santos e do Guarujá, no litoral do Estado de São Paulo. Trata-se da primeira travessia submersa do género no Brasil, com extensão total aproximada de 1,5 quilómetros, dos quais 870 metros estarão imersos.

O contrato tem duração prevista de 30 anos e representa um investimento estimado próximo de 1,1 mil milhões de euros, equivalendo a cerca de 6,8 mil milhões de reais. Prevê-se que as obras comecem ainda em 2025 e se prolonguem até aproximadamente 2031.

A Mota-Engil é um conglomerado português, fundado em 1946 em Amarante, Norte desse país europeu, com escritórios centrais no Porto e em Lisboa. Marca presença em mais de 20 países, abrangendo setores como construção civil, concessões de infraestruturas, portos, logística, ambiente e transportes, uma força europeia de renome global.

O sucesso no leilão deu-se em competição com a espanhola Acciona Concesiones, cuja proposta incluía desconto de 0%, enquanto a Mota-Engil ofertou um desconto de 0,50% sobre o valor base. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.