O Festival Literário Folhas de Outono, promovido pela editora e livraria Letras Lavadas, regressa este ano com uma programação plural e intergeracional que decorre entre os dias 13 e 18 de outubro, em Ponta Delgada, nos Açores. A iniciativa reafirma o compromisso da editora e livraria com a promoção da leitura, da produção editorial açoriana e da circulação pública da palavra escrita.
Ao longo de seis dias, o festival acolhe horas do conto para crianças de diversas idades e famílias, bem como sessões literárias para idosos, cruzando literatura, educação, ciência, memória e cidadania.
O primeiro dia abre com uma conversa sobre violência doméstica e de género, a partir do livro Até que a violência nos separe, da professora e escritora Malvina Sousa. À tarde, às 14h00, decorre mais uma edição do podcast Há Conversa na Livraria, com a biblioterapeuta Sandra Barão Nobre, autora de Ler Para Viver – Como a biblioterapia pode melhorar as nossas vidas, transmitido em direto no Facebook e no Youtube da Letras Lavadas. Segue-se a Hora do Conto do Esquilo às 15h30, e o dia termina, às 18h00, com o lançamento da obra José Enes – Filósofo, Pedagogo e Mestre. Uma homenagem, de Onésimo Teotónio de Almeida, numa edição Letras Lavadas.
Na terça-feira, dia 14, os eventos distribuem-se entre o público sénior e estudantil. Às 10h30 e às 13h30, realizam-se Encontros com Histórias, um espaço dedicado ao público sénior; ao meio-dia, decorre a atividade literária A viagem através das páginas, conduzida pela professora Paula Santos. Às 16h00, haverá uma palestra sobre vulcanologia com Nuno Pereira, em representação do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, baseada no livro Vulcanologia para jovens exploradores. O dia encerra, às 18h00, com a apresentação do livro 3, 2, 1 Política com impacto – Avaliação, Valores e Técnicas na nova era da liderança política, da psicóloga Cristina Valente, numa edição Diário de Bordo, dirigido a todos os que ambicionam liderar com impacto, carisma e serviço público.
Na quarta-feira, dia 15, a manhã começa com a Hora do Conto das Bolotas, repetindo-se a atividade de tarde, pelas 15h30, com a Hora do Conto da Abóbora. À tarde, às 16h00, decorre novo episódio do podcast Há Conversa na Livraria, com os autores Rafael Felizardo e Diogo Costa, sobre o livro Filha da Minha Mãe (edição Manuscrito), que aborda a complexidade das relações entre mães e filhas. Às 18h00, será apresentado, pela psiquiatra Marina Cruz, o livro Dormir é Fácil – A abordagem cognitivo-comportamental para acabar de vez com a insónia (edição Lua de Papel), com a presença de um dos seus autores, o psiquiatra e sonologista André Ponte.
Na quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, mantêm-se os Encontros Literários, às 10h30, e às 15h30, as horas do conto do Ouriço e das Folhas, respetivamente. Mas é às 18h00 que o festival ganha corpo editorial com dois lançamentos de grande presença pública. Na quinta-feira, será apresentado o livro Rabo de Peixe, da jornalista Helena Ales Pereira, uma edição Contraponto, que revela os bastidores da série homónima da Netflix. O evento, que coincide com a semana de estreia da 2.ª temporada da referida série, conta com a presença do realizador e criador da série, Augusto Fraga, bem como dos atores Miguel Damião e Romeu Bairos, sendo que o último dinamizará um momento musical. Na sexta-feira, o destaque vai para o lançamento do livro Vulcanologia para jovens exploradores, uma edição Letras Lavadas, da autoria dos Professores Victor Hugo Forjaz, Carlos de Matos Alves e Teresa Palácios. A obra, acessível a leitores de todas as idades, propõe uma introdução clara e rigorosa à ciência dos vulcões, com especial atenção ao contexto geológico dos Açores.
No sábado, dia 18, o foco vira-se para as famílias. Às 11h00, realiza-se um workshop com a nutricionista Beatriz Pereira do Vale sobre alimentação equilibrada no quotidiano, com sugestões práticas para uma nutrição consciente e acessível. A participação neste evento carece de inscrição, através dos contactos habituais da Letras Lavadas, tendo esta o custo de 15 €. Às 15h00, a Hora do Conto ganha uma dimensão especial com Elisabete Rosa-Machado — professora, formadora, mediadora de leitura e fundadora da editora The Poets & Dragons Society — que traz à livraria uma seleção de histórias que fazem sonhar pequenos e graúdos, num gesto de leitura partilhada e presença poética.
O Festival encerra às 17h00 com o Clube de Leitura Letras Lavadas, num encontro informal dedicado à partilha de leituras e à troca de impressões entre participantes. É um momento de convívio entre leitores, aberto a todos os interessados, que reforça o papel da livraria como espaço ativo de promoção da leitura e da comunidade.
Segundo os seus responsáveis, o Festival Literário Folhas de Outono “pretende afirmar-se, cada vez mais, como ponto de encontro entre agentes literários e culturais e a comunidade, promovendo o convívio intergeracional, o gosto pela leitura e a valorização da palavra partilhada”.
O festival conta com diversos patrocinadores e parceiros, nomeadamente a Nova Gráfica, Lda, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, a Câmara Municipal da Ribeira Grande, a Biblioteca Daniel de Sá, o Grupo Estrela da Manhã, o Romanti Cultura e Casino Azores e a Delta Cafés.
Tertúlia “Cuidar em Palavras”
No dia 10 de outubro, pelas 18h00, realiza-se a tertúlia “Cuidar em Palavras”, integrada nas comemorações do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos Pediátricos.
Esta conversa contará com a participação de quatro profissionais com experiência na área da saúde e da educação: Paula Belo Maciel (pediatra), Patrícia Pombo Sousa Tavares (enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica), Ana Filipa Duarte (psicóloga clínica e investigadora) e Liliana Simões Oliveira Pinto (professora e contadora de histórias). ■