Embaixadores de Portugal e da UE na Venezuela receberam a nova Diretoria da CAVENPORT

A nova direção da CAVENPORT, liderada pelo seu presidente José Carlos Gouveia, comprometeu-se a dar continuidade ao trabalho dos seus antecessores, com foco na reativação de projetos e na exploração de novas oportunidades de negócio

0
34
Nova direção apresentada. Foto: Marcos Ramos Jardim
- Publicidade -

Num importante encontro que consolida a responsabilidade bilateral, a Embaixada de Portugal em Caracas recebeu, na quarta-feira, 10 de setembro, a nova Diretoria da Câmara Venezuelana-Portuguesa de Comércio, Indústria, Turismo e Afins (CAVENPORT), que governará no período 2025-2027. O encontro, realizado na sede diplomática lusitana, centrou-se na colaboração estratégica para impulsionar as relações económicas, comerciais e culturais entre as duas nações.

O Embaixador de Portugal em Caracas, João Pedro Fins do Lago, deu as boas-vindas aos representantes da Câmara. Durante o encontro, o diplomata enfatizou a importância da sinergia entre a embaixada e a câmara para realizar iniciativas conjuntas que não só beneficiem a comunidade portuguesa na Venezuela, mas também promovam o investimento e o intercâmbio em diversos setores.

A nova direção da CAVENPORT, liderada pelo seu presidente José Carlos Gouveia, comprometeu-se a dar continuidade ao trabalho dos seus antecessores, com foco na reativação de projetos e na exploração de novas oportunidades de negócio. Entre os pontos-chave abordados, discutiu-se a promoção de Portugal como destino de investimento e a facilitação de conexões para empresas venezuelanas interessadas no mercado português.

Além disso, sete dias depois, na quarta-feira, 17 de setembro do presente ano de 2025, a Delegação da União Europeia em Caracas recebeu a Diretoria da Câmara Venezuelana Portuguesa de Comércio, Indústria, Turismo e Afins (CAVENPORT), um encontro que consolida as relações empresariais e comerciais entre a comunidade luso-venezuelana e a diplomacia europeia acreditada na Venezuela.

O presidente da CAVENPORT, José Carlos Gouveia, agradeceu à Delegação da União Europeia acreditada na Venezuela por convidar e realizar a reunião entre a comunidade empresarial portuguesa e a diplomacia europeia acreditada em Caracas, argumentando que estes encontros contribuem para o desenvolvimento das relações comerciais e sociais entre os países membros da União Europeia e a Venezuela.

Por sua vez, a Chefe da Delegação da União Europeia na Venezuela, María Antonia Calvo Puerta, manifestou o seu interesse em aproximar-se do mundo empresarial português na nação sul-americana, com o objetivo principal de criar oportunidades para fortalecer os laços e impulsionar as trocas comerciais com a Venezuela.

Gouveia esteve acompanhado durante ambas as reuniões pelos seus colegas executivos, entre os quais: o primeiro vice-presidente da CAVENPORT, Rubén Martínez Kempis, o segundo vice-presidente, Pablo Da Silva, o secretário-geral, Celestino Coelho, a secretária de organização, Marina Pereira, o tesoureiro, José Manuel Correia, e os diretores: Norberto Vieira, Luz Rosangel Yánez, Jhonny Gámez, Luis Manuel de Andrade e Carlos Eugenio Bello. Todos eles foram eleitos no passado dia 20 de agosto.

A colaboração entre a Embaixada de Portugal, a Delegação da União Europeia e a CAVENPORT é fundamental para a comunidade luso-venezuelana e europeia residente no país sul-americano, uma vez que a Câmara se projeta como um canal fundamental para a diáspora portuguesa. Este tipo de encontros não são apenas protocolares, mas servem como uma plataforma para articular estratégias concretas que abordem os desafios e aproveitem as oportunidades existentes no panorama atual. ■

Marcos Ramos Jardim, correspondente na Venezuela

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.