No sábado, 15 de novembro deste ano de 2025, será celebrada a XV edição do Festival Nacional da Canção da Federação dos Centros Portugueses da Venezuela, que será realizado nas instalações da Casa Portuguesa do estado de Aragua, localizada na cidade de Turmero, cuja população faz fronteira com a cidade de Maracay, que fica a 119 km a oeste de Caracas.
O presidente da Federação dos Centros Portugueses da Venezuela, David Alcaria, afirmou que a Casa Portuguesa de Aragua organizará novamente o Festival da Voz, onde a comunidade portuguesa residente na Área Metropolitana de Maracay, após nove anos de ausência, é considerada o maior evento musical da comunidade portuguesa na Venezuela. Este evento não é realizado desde sábado, 26 de novembro de 2016.
Como é tradição, o festival contará com as modalidades de idiomas: espanhol e português, distribuídas nas seguintes categorias: Voz Branca de 07 a 12 anos, Voz Cristal de 13 a 17 anos, Voz Prata de 18 a 35 anos, Voz Dourada, 38 anos ou mais, Categoria Especial de Dueto e Canção Inédita Livre.
O máximo de participantes é de catorze intérpretes por clube no total, com a limitação de que os membros do duo não participam como solistas e a Canção Inédita (Idade Livre), avaliação do valor literário, fraseado, melodia, ritmo e interpretação. A letra e os dados (autor, música, intérprete) devem ser apresentados em cinco cópias impressas.
Nesta edição participarão os seguintes clubes: Casa Portuguesa do Estado Aragua, Centro Marítimo da Venezuela, Centro Português Venezuelano de Guayana, Casa Portuguesa Venezuelana, Centro Social Madeirense, Centro Social Luso Venezuelano de Araure, Centro Luso Larense, Centro Atlântico Madeira Club e o Centro Português de Punto Fijo.
Este concurso de canto destaca-se pela sua abertura à diversidade musical, permitindo aos aspirantes a cantores interpretar as suas canções em duas modalidades: espanhol e português. Esta inclusão é uma homenagem à identidade bicultural da comunidade, unificando o legado português e os laços de irmandade e fraternidade com a Venezuela através da música.

O objetivo do Festival da Canção Feceporven é a promoção e divulgação de novos compositores e intérpretes musicais, presentes em todos os clubes afiliados à federação, destacando e exaltando o valor cultural da comunidade luso-venezuelana.
O Festival da Canção, juntamente com os Jogos Desportivos, são os dois eventos organizados pela Federação dos Centros Portugueses da Venezuela (Feceporven).
“Uma atividade muito importante realizada pela nossa federação, através das manifestações culturais portuguesas e venezuelanas que se refletem cada vez que celebramos um Festival da Canção ou os Jogos Desportivos FECEPORVEN”, acrescentou o seu presidente, David Alcaria. ■
Marcos Ramos Jardim, correspondente na Venezuela





