Portugal doa medicamento ao Brasil para tratar casos de intoxicação por metanol

O Brasil enfrenta uma grave crise de saúde pública provocada por intoxicações com metanol presente em bebidas alcoólicas adulteradas

0
25
Entrega foi feito no consulado-geral de Portugal em São Paulo
- Publicidade -

O Governo português entregou no dia 10 de outubro, no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, 36 ampolas de Fomepizole injetável às autoridades brasileiras, em resposta a um pedido urgente do Brasil.

O medicamento é considerado fundamental no tratamento de doentes afetados por intoxicação por metanol, que tem causado várias vítimas em diferentes regiões do país.

O Brasil enfrenta, desde o início de outubro, uma grave crise de saúde pública provocada por intoxicações com metanol presente em bebidas alcoólicas adulteradas. O Ministério da Saúde do país confirmou 11 casos de envenenamento e mais de uma centena de notificações em investigação, sobretudo no estado de São Paulo. As vítimas apresentaram sintomas como dores abdominais, náuseas e perda de visão, com registo de mortes associadas à ingestão do produto tóxico. O metanol, utilizado industrialmente em combustíveis e solventes, foi adicionado ilegalmente a bebidas destiladas, aumentando a margem de lucro de produtores clandestinos.

As autoridades brasileiras apontam a existência de redes criminosas envolvidas na adulteração das bebidas.

A operação de combate envolve a Polícia Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e secretarias estaduais de saúde. A gravidade do surto levou à mobilização internacional: o Governo português enviou recentemente mais de três dezenas de ampolas do medicamento Fomepizole para apoiar o sistema de saúde brasileiro. O caso também teve repercussões comerciais, com alguns países a suspender temporariamente a importação de bebidas brasileiras suspeitas de contaminação.

Segundo o governo de Portugal, a iniciativa visa “apoiar o Brasil na superação da atual emergência sanitária e reforçar a cooperação luso-brasileira na área da saúde, considerada uma prioridade bilateral”. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.