Brasil: Flipetrópolis 2025 será realizado no final de novembro, em versão reduzida, no Palácio de Cristal

Segunda edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis destaca Sueli Carneiro, homenageia António Torres e mantém entrada gratuita em todas as atividades

0
27
Foto: divulgação
- Publicidade -

O Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis), na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, vai regressar ao Palácio de Cristal para a sua segunda edição, entre os dias 26 e 30 de novembro de 2025, em formato reduzido, mas com a mesma proposta de “celebrar a literatura e o pensamento” através de debates, lançamentos, oficinas e espetáculos gratuitos abertos à comunidade.

O ponto alto do evento será na sexta-feira, 28 de novembro, às 21h, quando Sueli Carneiro receberá oficialmente o Prémio Juca Pato de Intelectual do Ano, entregue por Míriam Leitão e Conceição Evaristo, vencedoras das edições anteriores. A cerimónia contará com a presença de Ricardo Ramos Filho e da direção da União Brasileira de Escritores (UBE/SP), tendo como oradora oficial a jornalista Flávia Oliveira.

O Autor Homenageado será António Torres, romancista e membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Petropolitana de Letras, cuja obra reflete o sertão e a identidade cultural do Brasil. Entre os convidados confirmados estão Míriam Leitão, Ana Maria Machado, Conceição Evaristo, Andréa Pachá, Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Flávia Oliveira, Leonardo Boff, Mary del Priore, Eliana Alves Cruz, Ricardo Ramos Filho, Geraldo Carneiro e Estevão Ribeiro.

O festival conta com curadoria de Sérgio Abranches, Calila, Jeferson Tenório e Luís Gustavo Grandinetti, e é presidido por Afonso Borges. A Ministra brasileira Cármen Lúcia também estará presente.

O patrono será Alceu Amoroso Lima (1893–1983), o pensador católico e crítico literário conhecido pelo pseudónimo Tristão de Ataíde, cuja ligação a Petrópolis é preservada no Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL). Já a identidade visual desta edição inspira-se na obra do artista e poeta Abdias do Nascimento (1914–2011), num tributo à arte e ao pensamento afrodiaspórico brasileiro, em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro).

Autores podem lançar obra durante evento gratuitamente

A organização informa que estão abertas as inscrições para autores que desejem lançar as suas obras durante o festival, de forma gratuita. A única exigência é a doação de dois exemplares do livro, que serão destinados a bibliotecas municipais. O espaço de lançamento – a “Central de Autógrafos” – funcionará no Palácio de Cristal, e os horários serão definidos após a confirmação da inscrição. Os autores independentes e publicados por editoras podem participar até 14 de novembro, preenchendo o formulário disponível em: www.flipetropolis.com.br

“Não será cobrada qualquer taxa ou percentagem sobre a venda dos livros”, disseram os responsáveis pela iniciativa literária.

A segunda edição do Flipetrópolis conta com patrocínio master da GE Aerospace, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e com o apoio da Academia Petropolitana de Letras e da Prefeitura de Petrópolis. A Academia, que teve papel decisivo na curadoria de 2024, volta a colaborar na seleção de autores e académicos locais.

Recorde-se que, na primeira edição, realizada de 1 e 5 de maio de 2024, mais de 37 mil pessoas passaram pelo Palácio de Cristal. O programa contou com 71 atividades, incluindo 33 mesas da programação nacional, duas com a presença da escritora ruandesa Scholastique Mukasonga, 13 com autores locais, 20 atividades infantojuvenis e três performances musicais.

“Números que consolidaram o Flipetrópolis como um dos mais relevantes festivais literários do país”, finalizou Afonso Borges.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.