
A Feira do Lavradio, um dos principais eventos culturais do Rio de Janeiro, e por onde passam centenas de portugueses e luso-brasileiros, celebra 30 anos de existência no sábado, 25 de outubro, com uma programação especial na Lapa, região central da cidade. A comemoração, promovida pelo Polo Novo Rio Antigo, inclui a inauguração do Palco Isnard Manso, apresentações de dança e rodas de samba que homenageiam o coreógrafo, empresário e ex-presidente do Polo, responsável por impulsionar o projeto criado em 1995 para revitalizar o Centro do Rio.
A festa começa às 14h, com uma apresentação do grupo Dança CCC, fundado por Isnard Manso (falecido em 2020) junto à escadaria de acesso à Praça Emilinha Borba, na esquina das ruas do Senado e do Lavradio. A DJ Rosângela Pinheiro fará uma apresentação antes do show do cantor Nando Bonfá, previsto para as 16h.
Reconhecido como um dos pilares da Feira do Lavradio, Manso integrou o grupo de comerciantes que, há três décadas, apostou na vocação cultural da região quando a Lapa atravessava um período de decadência. O evento começou com cerca de 100 expositores e hoje reúne mais de 300, atraindo milhares de visitantes a cada edição.
Outro destaque das comemorações é o projeto “Samba da Feira”, lançado em setembro e que se tornou atração fixa e gratuita realizada todos os sábados. O encontro acontece na Praça Lima Barreto, em frente ao CIEP José Pedro Varela, e reúne rodas de samba e um circuito gastronômico com expositores como Latifa, Sabor da Roça, Sandudog e Cookie Pisca.
No dia 25, o sambista Bruno Motta lidera a roda de samba a partir das 14h, com repertório de clássicos de Jorge Aragão, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho, além de sua música autoral “Tem Fundamento”, com participação de Juninho Thybau. A programação começa às 11h com o set de um DJ.
Para Fabrício Bueno, presidente do Polo Novo Rio Antigo, a feira é símbolo da identidade cultural do Rio.
“A Feira do Lavradio representa o Rio Antigo e é uma síntese do que é o Brasil: uma mistura de cultura e história. Chega aos 30 anos com a mesma vitalidade, recebendo cariocas e visitantes de todo o país e do exterior”, afirma.
Também ex-presidente do Polo, Plínio Fróes destaca o impacto do projeto na transformação urbana da Lapa.
“A Feira do Lavradio deu nova vida à Rua do Lavradio e ao entorno, transformando a região em um dos principais polos de lazer e cultura da cidade”, disse.
Aberta em 1771, a Rua do Lavradio foi a primeira via residencial do Rio e já abrigou figuras como Duque de Caxias e João Caetano. Em 2021, foi reconhecida como patrimônio imaterial cultural do estado do Rio de Janeiro, o que inclui a tradicional feira como parte desse legado.
Três décadas após sua criação, a Feira do Lavradio mantém o propósito original: valorizar a história da Lapa e fortalecer a relação entre cultura popular, comércio e economia criativa, reafirmando-se como um dos principais símbolos da vida cultural carioca. ■