As associações portuguesas no Reino Unido vão reunir-se pela primeira vez, em Congresso, nos próximos dias 21 e 22 de novembro no Salão de Festas do Café Portugal, em Leicester, com o apoio da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas.
O Congresso junta representantes das associações, bem como autoridades políticas ou diplomáticas portuguesas e locais: um membro do Governo, os dois deputados eleitos pelo círculo da Europa, os conselheiros da Comunidade Portuguesa no Reino Unido, o Presidente da Câmara de Leicester, parlamentares nacionais e o corpo diplomático, incluindo o embaixador de Portugal e os cônsules-gerais de Londres e Manchester.
Durante o evento, a legalização e gestão das associações, as obrigações fiscais e modelos de sustentabilidade e o acesso a apoios sociais e governamentais serão alguns dos temas abordados, bem como a discussão de novas estratégias de apoio à terceira idade, à juventude e ao voluntariado e a captação de fundos e doadores locais.
O evento servirá ainda para apresentar uma plataforma digital de cooperação que permitirá às associações partilhar informação, trocar experiências, aceder a legislação, divulgar atividades e fortalecer a união do movimento associativo português no Reino Unido.
Embora muitas destas entidades enfrentem dificuldades, a organização sublinha que as 51 associações previstas para o evento revelam a vitalidade do associativismo português no Reino Unido e a necessidade de continuar a criar condições para o fortalecimento destas associações.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas com antecedência através do jornal AS NOTÍCIAS:📞 +44 (0)7914 256833 | ✉ geral@asnoticias.co.uk ■





