Já estão abertas as indicações para o Prémio Estrela do Atlântico, que premeia o talento e o sucesso dos brasileiros e das empresas fundadas ou lideradas por membros da comunidade que se destacaram ao longo do ano na Europa, e podem ser sugeridas gratuitamente pelo público, através do site oficial do evento, até ao dia 10 de dezembro.
Com data marcada para o dia 1 de março de 2026, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, a cerimónia que distingue os eleitos nasceu de uma ideia de Higor Cerqueira com o objetivo de valorizar o trabalho e a trajetória de brasileiros que conquistaram o seu espaço em diferentes áreas de atuação em solo europeu.
Devido à diversidade de brasileiros na Europa, os prémios dividem-se em duas classes principais: personalidades em destaque e empresas e negócios, sendo depois cada classe dividida em categorias definidas a partir das sugestões recebidas nesta fase inicial, abrangendo áreas como comunicação, cultura, inovação, serviços e responsabilidade social.
“O Prémio Estrela do Atlântico é uma forma de mostrar que os brasileiros não são apenas uma presença numerosa na Europa, mas uma força ativa, que empreende, cria, inova e contribui para o desenvolvimento dos lugares onde vivem”, sublinhou Cerqueira, acrescentando que os dados estatísticos da última edição fazem do prémio uma das iniciativas “mais relevantes de Portugal em termos de público e visibilidade”.
O Estrela do Atlântico, inspirado nas grandes cerimónias internacionais, alia elegância e representatividade, pelo que a noite de gala contará com tapete vermelho, entrega de troféus e a presença dos convidados, dos nomeados e do público, que poderá estar presente mediante a compra de bilhete.
Após terminar o prazo para a sugestão de nomes, segue-se uma fase de análise pela comissão organizadora dos nomes propostos e, entre os dias 10 e 15 de dezembro, as indicações serão reveladas ao público, que poderá escolher os vencedores de cada categoria entre 18 de dezembro e 27 de fevereiro. ■





