O vice-presidente da Comissão Executiva da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), Higor Ferro Esteves, participou, entre os dias 22 e 25 de outubro, na “Macau International Fair 2025”.
No painel “Educação, Inovação e Empreendedorismo na CPLP”, Esteves apresentou a “Start CPLP”, programa de formação e capacitação de empreendedores nos países lusófonos, uma iniciativa de aproximação e cooperação com a China, com foco em Macau, uma região administrativa especial pertencente àquele país.
Este painel foi moderado por Berta Montalvão, também vice-presidente da Comissão Executiva da CE-CPLP, e contou com a participação, além de Higor Ferro Esteves, de Alexandre Lobo, vice-Reitor da University of Saint Joseph de Macau, e de Ossi Ferreira Lima, gerente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Brasil. Houve ainda a oportunidade de ouvir Saidi Baldé, jovem empreendedor de 18 anos da Guiné-Bissau, que se juntou ao painel e surpreendeu a plateia com a sua história de coragem e superação.
Durante a sua participação, Higor Ferro Esteves enfatizou a importância do empreendedorismo.
“Foi uma excelente oportunidade para reforçar que o empreendedorismo é, acima de tudo, um instrumento de transformação, inclusão e integração entre os países que partilham a nossa língua”, disse.
Além do painel, o evento foi palco do “Fórum Global CE-CPLP-Macau”, que reuniu representantes de diferentes países e setores comerciais e económicos para discutir caminhos de desenvolvimento e inovação no espaço lusófono. ■





