ApexBrasil e Sebrae lançam programa inédito de incubação para startups em Portugal

A inauguração do novo projeto decorreu, esta terça-feira, dia 11, no escritório da ApexBrasil em Lisboa, no âmbito da Web Summit 2025, que se realizou em Lisboa entre 10 e 13 novembro

0
101
Lançamento do programa de incubação de startups no escritório ApexBrasil em Lisboa. Foto: divulgação
- Publicidade -

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), lançou, no dia 11 de novembro, de forma oficial e inédita, o programa de incubação de startups em Portugal.

O anúncio foi feito por Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, e por Décio Lima, presidente do Sebrae, no escritório da Agência em Lisboa, logo após a abertura do Pavilhão Brasil na Web Summit, evento que reuniu quase 400 empresas inovadoras brasileiras no maior evento de tecnologia e inovação da Europa.

O projeto vai abrir as portas do escritório da ApexBrasil em Lisboa, inaugurado este ano para fortalecer a presença brasileira na Europa, e permitirá a dez startups brasileiras desenvolver presencialmente, a partir de 2026, os seus projetos de expansão internacional, promoção comercial e atração de investimentos em Portugal e noutros mercados europeus. 

“Dez empresas vão passar nove meses aqui em Lisboa, no nosso escritório da Apex, procurando-se internacionalizar, com uma agenda de trabalho intensa. Ano que vem virão outras dez. Essa é uma grande oportunidade, e nós estamos dando um passo à frente do Web Summit, mostrando que o Brasil é um parceiro global confiável e inovador”, destacou Jorge Viana durante a cerimónia.  

Décio Lima sublinhou também a importância da parceria com a Agência: “O Sebrae está aqui junto com a Apex porque esse é um mundo que não tem mais volta. Se nós não tivermos um mecanismo de indução, que é o papel do Sebrae, do espírito empreendedor e de preparação para o mercado globalizado, não estaremos cumprindo com responsabilidade a nossa tarefa”, afirmou.

As dez startups selecionadas foram escolhidas de entre 108 empresas de alto potencial internacional, previamente identificadas pela curadoria do Web Summit e pela plataforma global de inovação Plug and Play, parceira da Agência na seleção. 

Desse grupo inicial, 30 empresas avançaram para a etapa final, da qual saíram as dez escolhidas para integrar o projeto. 

O anúncio das empresas selecionadas ocorreu durante a cerimónia de lançamento, tendo sido escolhidas as seguintes: AIPER, BioTech (SP); Beeviral, MarTech (RJ); Wood Chat, ClimaTech (AC); BioLinker, BioTech (SP); Just Travel, TravelTech (BA); Hope, AgriTech (SP); PixNow, FinTech (SP); SleepUp, HealthTech (SP); SST, DeepTech (SP); e 593iCAN, Indústria (SP). ■ 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.