ApexBrasil acolhe 1.º Fórum de Empreendedorismo para Mulheres Brasileiras em Portugal

Evento decorreu nesta quarta-feira, dia 12, no escritório da ApexBrasil em Lisboa, e reuniu representantes do governo brasileiro, empresárias e especialistas em negócios internacionais

0
62
Evento realizou-se no âmbito da Web Summit Lisboa 2025, que decorre entre os dias 10 e 13 de novembro. Foto: divulgação
- Publicidade -

O escritório da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em Lisboa, foi o palco do 1.º Fórum de Empreendedorismo para Mulheres Brasileiras em Portugal, realizado no dia 12 de novembro como resultado de uma parceria entre o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, por meio do Espaço para Mulheres Brasileiras em Lisboa (EMuB Lisboa), a ApexBrasil e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 

Durante o evento, que reuniu representantes do governo brasileiro, empresárias, especialistas e lideranças da comunidade brasileira na capital portuguesa, foram apresentados painéis sobre oportunidades de negócios, programas de capacitação, histórias inspiradoras e boas práticas de mulheres empreendedoras brasileiras e portuguesas.

O evento serviu ainda de oportunidade para ampliar conexões entre empresárias, instituições de apoio e potenciais parceiras de negócios.

“Mulher não administra, ela cuida. E a palavra cuidar é muito mais ampla do que administrar. Cuidar é para quem tem amor para dar, e esse seminário tem exatamente esse propósito: despertar para que tenhamos mais políticas de inclusão e empoderamento das mulheres. Nós, da ApexBrasil, junto com o Sebrae, o Consulado e a Casa da Mulher em Lisboa, estamos fazendo esse trabalho com muita alegria”, destacou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

Viana também realçou que a ApexBrasil tem dois programas com o objetivo de ampliar a participação das mulheres como líderes de empresas e protagonistas nas atividades exportadoras: o Programa Mulheres e Negócios Internacionais, coordenado pela diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, e o Elas Exportam, realizado em parceria com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

Décio Lima, presidente do Sebrae, corrobora a visão de Jorge Viana, ressaltando que não é possível construir uma humanidade melhor, garantir a existência deste planeta e superar os flagelos da exclusão “se não houver igualdade entre homens e mulheres”.

Para Ana Paula Costa, presidente da Casa do Brasil de Lisboa, “a inserção das mulheres no mercado de trabalho é um grande desafio, especialmente porque envolve questões de género, de classe social e de raça”, sendo por isso fundamental que “a comunidade brasileira esteja unida e presente nos espaços de diálogo e de cooperação, junto com as instituições e a sociedade civil”.

Na visão do cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Alessandro Candeas, “a agenda de empreendedorismo feminino que nós começamos hoje tem um vínculo direto com a promoção da dignidade das mulheres. A primeira iniciativa do Espaço da Mulher Brasileira foi o enfrentamento à violência doméstica, e identificamos um elo imediato entre a dignidade da mulher e o combate a essa violência”. 

“A dignidade da mulher passa pelo empreendedorismo feminino, pela sua renda, seu emprego, sua oportunidade de constituir a sua família e de se impor como cidadã plena. Por isso, promover o empreendedorismo feminino é também uma forma de combater a violência e fortalecer a cidadania”, acrescentou.
 

Já o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, parabenizou a ApexBrasil e o Sebrae “por esta iniciativa de abrir o escritório em Lisboa e apoiar o empreendedorismo e a internacionalização das empresas, especialmente as lideradas por mulheres. Estamos aqui para apoiar o empreendedorismo e ajudar a fortalecer essas pontes entre Brasil e Portugal”, defendeu.  ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.