Cascais: Funcex viabiliza presença da FCVBRJ em Portugal

Após assinatura de memorando com a Fundação de Comércio Exterior e Relações Internacionais, a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro integrará o “Espaço Funcex e Casa do Rio de Janeiro” para “promover os destinos fluminenses”

0
108
Antônio Carlos Pinheiro, presidente da Funcex. Foto: Agência Incomparáveis
- Publicidade -

A convite da Fundação de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Funcex), a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FCVBRJ) formalizou a sua atuação no escritório do “Espaço Funcex e Casa do Rio de Janeiro”, em Cascais, Portugal, consolidando uma nova etapa de expansão internacional. A iniciativa representa os 22 escritórios que compõem a Federação, abrangendo 37 cidades do Estado, com o propósito de “promover os destinos fluminenses de forma integrada, estratégica e contínua”.

Localizado em Cascais, cidade reconhecida mundialmente por sua excelência turística, ambiente inovador e posição privilegiada próxima a Lisboa, o espaço funciona como um hub estratégico de conexões, negócios e fortalecimento institucional na Europa, após protocolo entre a Funcex e a Câmara Municipal de Cascais.

A integração da Federação ao espaço ocorre por meio de um Memorando de Entendimento estabelecido entre a Funcex e a Câmara Municipal de Cascais, parceria que já existe há mais de dois anos. A Funcex, primeira fundação brasileira a internacionalizar-se, convidou a Federação para integrar esta iniciativa como parceira institucional, ampliando a presença e o alcance do turismo fluminense no mercado europeu.

Segundo apurámos, a partir dessa participação, a FC&VBRJ passa a contar com um ponto institucional permanente no escritório do “Espaço Funcex e Casa do Rio de Janeiro”, com suporte da Funcex Europa, podendo desenvolver ações próprias, reuniões estratégicas, rodadas de negócio, iniciativas de promoção e articulações setoriais.

Movimento estratégico de expansão

A presença institucional da Federação em Portugal abre portas para a divulgação das rotas turísticas do Estado do Rio de Janeiro, fortalecendo a promoção da gastronomia, do audiovisual, da cultura, do mercado criativo e de novas oportunidades de negócios e eventos.

O escritório servirá como uma ponte permanente entre o mercado europeu e o Estado do Rio de Janeiro, criando conexões, fortalecendo parcerias e estimulando projetos estratégicos que geram valor para todo o setor.

“A internacionalização é fundamental para ampliarmos a nossa presença e conectarmos o Rio de Janeiro a novos mercados. Estar no escritório do Espaço Funcex e Casa do Rio de Janeiro será uma ponte de oportunidades, visibilidade e novos projetos para fortalecer todos os destinos da Federação”, disse Guilherme Abreu, presidente da FC&VBRJ.

Além de atrair parcerias e promover projetos, a iniciativa reforça o posicionamento do Rio de Janeiro como destino cinematográfico, religioso, desportivo e sustentável, segmentos que crescem globalmente.

“A intenção é que, com cada vez mais visibilidade, os turistas permaneçam mais tempo no nosso Estado e desfrutem de tudo o que ele oferece. Somos um território riquíssimo, cheio de diversidade, natureza, experiências e destinos lindos e sustentáveis. Queremos que o mundo conheça cada vez mais essa força e a nossa riqueza cultural. O Brasil está na moda”, frisou Tatiana D’Angello, diretora de Marketing e Inovação da FC&VBRJ.

Recepção institucional em Cascais

Nesta etapa de implantação, a comitiva da Funcex e da Federação foi recebida pelo novo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, em Portugal, nos últimos dias, que destacou a importância de fortalecer a cooperação entre Cascais e o Estado do Rio de Janeiro nas áreas de turismo, cultura e economia.

“O Estado do Rio foi um dos lugares que mais me marcou. Estive no braço do Cristo Redentor, vivi uma experiência gastronómica na Rocinha e conheci as fazendas históricas do Vale do Café, que eu via nas novelas brasileiras. Foi emocionante”, recordou Nuno Piteira Lopes, autarca de Cascais.

“Espaço Funcex” na Casa do Rio de Janeiro, em Cascais. Foto: Agência Incomparáveis

A agenda foi promovida por Antônio Carlos Pinheiro, presidente da Funcex, e contou com a presença de Fabíola Bleicker, coordenadora de Eventos e Turismo MICE da Funcex no mercado europeu.

“Portugal é uma porta estratégica para a Europa. Ter a Federação atuando no escritório do Espaço Funcex e Casa do Rio de Janeiro significa ampliar oportunidades, gerar cooperação e impulsionar a internacionalização dos destinos do Rio de Janeiro. Estamos muito felizes em construir essa ponte ao lado da Federação”, realçou este responsável, que revelou que o espaço terá a presença também do Instituto Redemptor, liderado pelo Padre Omar, que é Reitor do Santuário do Cristo Redemptor e CEO da Funcex Ação Social e diretor da Funcex Europa.

Presença internacional

A integração da Federação no escritório do “Espaço Funcex e Casa do Rio de Janeiro” soma-se às articulações já desenvolvidas com a Embratur, Câmara Municipal de Cascais, Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ), bem como diversos parceiros institucionais e entidades do setor.

De acordo com os responsáveis pela iniciativa, “essas alianças reforçam o compromisso coletivo de promover o Estado do Rio de Janeiro no exterior, ampliando negócios, turismo, cultura e conexões estratégicas internacionais”. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.