Como resultado do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Câmara de Comércio da Região das Beiras (CCRB) e a “Chemical Inovação”, durante o WebSummit Rio, no Brasil, este ano, a startup brasileira chega em janeiro para instalar as suas operações na sede da CCRB, em Vale de Prazeres, no Fundão.
O entendimento, que teve os primeiros contactos durante o WebSummit Lisboa 2024 e foi consolidado durante uma visita da CCRB ao Rio de Janeiro, serviu como porta de entrada da startup no mercado europeu.
“O acordo representa um marco significativo na estratégia da CCRB de atrair inovação e investimento estrangeiro de qualidade para a região das Beiras, ao mesmo tempo que consolida a expansão internacional da “Chemical Inovação””, afirmou Ana Correia, presidente da CCRB.
A “Chemical Inovação”, incubada no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), desenvolveu uma solução tecnológica que alia química e sustentabilidade para a preservação de recursos hídricos.
A primeira ação concreta desta cooperação será a apresentação do produto estrela da empresa, o sensor Water Drop MARAI, às Câmaras Municipais integrantes da área de atuação da CCRB e também ao município de Cascais.
O equipamento é uma inovação em monitorização ambiental, capaz de analisar a qualidade da água em tempo real e alertar sobre possíveis contaminações, oferecendo uma ferramenta vital para a gestão eficiente de rios e nascentes.
“Estamos sempre à procura de inovação para as Beiras e acreditamos no potencial da Chemical Inovação. Esta parceria é um exemplo perfeito de como podemos conectar soluções tecnológicas de alto impacto com as necessidades do nosso território, gerando valor e promovendo a sustentabilidade”, destacou Ana Correia.
A startup brasileira, fundada por Elaine Pires, está focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis para problemas ambientais. Incubada no Tecpar, a empresa ganhou visibilidade internacional em eventos como o WebSummit Rio e o WebSummit Lisboa. O seu produto principal, o sensor Water Drop MARAI, representa um avanço significativo na proteção de recursos hídricos. ■





