CE-CPLP apresentou “Start CPLP” com foco na mobilização do ecossistema empresarial lusófono

Confederação Empresarial da CPLP revelou plataforma dedicada a dinamizar o talento e apoiar o empreendedorismo no ambiente dos países de língua portuguesa

0
26
Higor Ferro Esteves, vice-presidente da Comissão Executiva da CE-CPLP, durante a sessão. Foto: divulgação
- Publicidade -

O Auditório da Sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, foi palco, no último dia 28 de novembro, da cerimónia de lançamento oficial da “Start CPLP”, uma iniciativa que visa, através da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), “destacar o propósito de fortalecer e conectar o ecossistema lusófono”, sendo este novo projeto “dedicado a fomentar e desenvolver o talento e o empreendedorismo no ambiente da CPLP”. Marcaram presença no evento vários empreendedores e startups, mas também representantes do Corpo Diplomático e tecido empresarial.

A presidente da CE-CPLP, Nelma Fernandes, abriu o encontro com uma intervenção centrada na necessidade de aprofundar a integração económica e tecnológica entre os Estados-membros.

Esta responsável sublinhou que o intuito da “Start CPLP” é “construir um futuro onde os nossos jovens não precisem de escolher entre ter talento e ter oportunidades. Um futuro em que o espírito empreendedor seja celebrado, apoiado e convertido em desenvolvimento. Um futuro em que a CPLP se afirme como uma referência global de inovação e colaboração”.

De seguida, o vice-presidente da Comissão Executiva da CE-CPLP, Higor Esteves, apresentou oficialmente a “Start CPLP”, descrevendo a plataforma como um “instrumento de dinamização para startups, incubadoras, aceleradoras, investidores e agentes do desenvolvimento económico do espaço lusófono”.

Painel “Incubadoras e Aceleradoras como Motores de Crescimento Económico”

Segundo Higor Esteves, o funcionamento do programa está estruturado em três fases e oito níveis, tendo sido construída uma jornada completa, que vai do estudo à consolidação empresarial, “oferecendo aos jovens da CPLP um caminho claro para transformar ideias em negócios de impacto”.

“O “Start CPLP” é mais do que um programa, é um compromisso com o futuro. Uma plataforma que une talento, inovação e cooperação multilateral para impulsionar uma nova geração de empreendedores na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, disse Higor Ferro Esteves.

O painel “Incubadoras e Aceleradoras como Motores de Crescimento Económico” juntou Luciana Viana, diretora do MUDA e membro da Women in Tech, e Eduardo Sette-Câmara, Managing Partner da Acelera Angola.

A moderação foi conduzida por Berta Montalvão, vice-presidente da Comissão Executiva da CE-CPLP. Durante os trabalhos foi exibido o vídeo “Jovens Empreendedores da CPLP”, que apresentou experiências e projetos inovadores protagonizados por jovens criadores da Comunidade.

“Com o “Start “CPLP” pretendemos oferecer aos jovens da comunidade lusófona um caminho claro para transformar ideias em negócios de impacto”, comentou Berta Montalvão.

O encerramento contou com novas intervenções de Higor Esteves e de Nelma Fernandes, que reiteraram o compromisso da Confederação Empresarial da CPLP com políticas e iniciativas capazes de “aproximar talentos, ampliar oportunidades e reforçar a cooperação económica e tecnológica entre os países da Comunidade”.

Nelma Fernandes, presidente da CE-CPLP

Um dos participantes foi Bráulio Augusto, presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) de Angola, que exaltou a iniciativa.

“Iniciativas como o “Start CPLP” ganham ainda maior relevância porque se somam a outros instrumentos já existentes, como o Fórum das Instituições de Apoio às MPME da CPLP, de quem Angola é parte ativa, através do INAPEM, criado para aproximar políticas, promover partilha de conhecimento e construir uma visão conjunta para o desenvolvimento empresarial nos nossos países”, reagiu.

Na opinião dos responsáveis pela CE-CPLP, o lançamento da “Start CPLP” “marcou uma etapa relevante para o ecossistema empresarial lusófono e consolidou o papel da CE-CPLP enquanto plataforma de desenvolvimento e articulação regional”.

“O “Start CPLP” é mais do que um programa, é um compromisso com o futuro. Uma plataforma que une talento, inovação e cooperação multilateral para impulsionar uma nova geração de empreendedores na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, finalizaram esses mesmos responsáveis. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.