Uruguai: Entidade brasileira fortalece “Funcex Mercosul” em fase decisiva das negociações UE-Mercosul

Também localizada em Portugal, Fundação de Comércio Exterior e Relações Internacionais reforça presença internacional no cone sul; base de dados do comércio exterior brasileiro é papel estratégico para a Funcex

0
73
Foto: divulgação
- Publicidade -

A Fundação de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Funcex), com sede no Brasil, formalizou a mudança de designação da “Funcex Uruguai” para “Funcex Mercosul”, num momento em que União Europeia (UE) e o Mercosul procuram concluir, ainda este mês de dezembro, um acordo comercial negociado há mais de duas décadas.

O entendimento UE-Mercosul pretende criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, abrangendo tarifas, propriedade intelectual, compras públicas, sustentabilidade e regras para circulação de bens e serviços entre os quatro países fundadores sul-americanos e os 27 Estados-membros europeus.

A Funcex, uma das referências históricas na produção de dados, índices e estatísticas do comércio exterior brasileiro, foi também a primeira entidade do setor autorizada a se internacionalizar. Este percurso reforça a sua posição como base técnica utilizada por empresas, governos e organismos internacionais para análise das cadeias de exportação e importação do Brasil. A instituição mantém um acervo de indicadores com quatro décadas de séries, que sustentam estudos de competitividade e política comercial.

A decisão de transformar a “Funcex Uruguai” em “Funcex Mercosul” resulta da expansão coordenada por João Carlos V. de Marco, diretor regional da Funcex em São Paulo e responsável pela unidade uruguaia.

Hoje, segundo fontes, o Uruguai consolidou-se como centro regional para operações de trading, serviços corporativos, logística, tecnologia e inovação, beneficiando de estabilidade institucional, segurança jurídica, regimes fiscais e ecossistemas qualificados. Estes factores atraem multinacionais que utilizam o país como plataforma para operações globais.

O presidente da Funcex, Antônio Carlos Pinheiro, salienta a relevância deste reposicionamento perante o novo ciclo económico internacional.

“A Funcex acompanha de perto o movimento entre a União Europeia e o Mercosul e a dinâmica crescente com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, disse este responsável, destacando que a fundação está a reforçar instrumentos de análise para apoiar empresas que observam oportunidades nos dois blocos. Esta mesma fonte sublinha que a Funcex Europa, em funcionamento a partir de Portugal, permite aprofundar a ligação entre Brasil, Portugal, CPLP e mercados europeus.

Através da “Funcex Mercosul”, a fundação pretende articular contactos e aproximações entre o Brasil e o mercado europeu, servindo ainda de ponte técnica e estratégica entre a América do Sul, a Europa e os países lusófonos.

“Vamos criar conexões entre os dois mercados, com foco nas relações entre Brasil e Portugal, sem esquecer os países de língua portuguesa em África. A ideia é acompanhar negociações, mapear fluxos comerciais e apoiar investimentos num momento decisivo para o comércio internacional”, finalizou Antônio Carlos Pinheiro. 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.