O Estado português distinguiu, a 1 de dezembro, José Luís Carvalho com a Cruz de Comendador da Ordem de Mérito, numa cerimónia realizada no Centro de Congressos de Andorra e presidida pelo atual embaixador de Portugal em Madrid, José Augusto Duarte, que elogiou o homenageado e assegurou que o mesmo “tem um grande mérito em trabalhar por toda uma comunidade”.
A condecoração visa reconhecer a dedicação de José Luís Carvalho, português a residir em Andorra há 35 anos, em prol da comunidade portuguesa no Principado, bem como os seus esforços para promover a cultura portuguesa e para reforçar as relações entre Portugal e Andorra.
José Luís Carvalho chegou a Andorra em 1990 e dedicou os seus primeiros anos à adaptação ao país; cinco anos depois, juntou-se aos movimentos associativos portugueses e, desde então, tem estado sempre envolvido na cultura portuguesa, desempenhando um papel central na dinamização associativa, cultural e social e tornando-se uma figura de referência entre os portugueses residentes no país.
O seu trabalho, incluindo as suas funções de presidente e diretor do Grupo Folclórico da Casa de Portugal, tem contribuído para manter vivas as tradições, a língua e a identidade portuguesas, ao mesmo tempo que promove o diálogo e a cooperação com as autoridades e instituições andorranas.
Apesar de ser um reconhecimento individual, para Carvalho é também um reconhecimento coletivo para a comunidade portuguesa em Andorra.
A distinção atribuída a Carvalho foi também destacada pelo ex-deputado socialista Paulo Pisco, que, nas redes sociais, sublinhou o “merecido reconhecimento” a um homem que descreve como sendo de “princípios” e um “pilar incontornável” da comunidade portuguesa em Andorra.
Pisco acrescentou que “o reconhecimento é uma das coisas mais importantes na vida das nossas sociedades e comunidades”.
Após a cerimónia, e de acordo com a informação divulgada pelo Consulado de Portugal em Andorra, o cônsul-geral português em Andorra, Duarte Pinto da Rocha, “organizou um jantar de trabalho com as associações da comunidade portuguesa no Principado, em honra do senhor embaixador e do homenageado”. ■





