Caras e Caros Compatriotas,
Chega ao fim mais um ano e, com ele, a aproximação do final do mandato, aproveitando, como já é habitual por esta ocasião, para dirigir através da Comunicação Social da Diáspora, neste caso a Agência de Notícias Incomparáveis, uma mensagem aos Portugueses espalhados pelo mundo.
2025, Portugal iniciou um novo ciclo político, em resultado das eleições de Maio para a Assembleia da República e de Outubro para as Autarquias. Um ciclo que se constitui perante novos desafios no plano internacional, com consequências económicas e sociais também no nosso País, a que temos de permanecer atentos.
Um ano que representou igualmente, para o Presidente da República, uma oportunidade para voltar a contactar a grande família portuguesa espalhada pelo mundo, com quem reuni em vários continentes e geografias, assinalando também os aniversários das independências de povos irmãos: São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Angola.
2026 será o ano final dos meus mandatos, com as eleições para a Presidência da República agendadas já para Janeiro. Será por isso um ano diferente, com o novo Presidente eleito a tomar posse em Março.
Não quero perder esta oportunidade para agradecer a todos os compatriotas. Como sabem, a distância física não foi, nem será, razão para esquecer ou ignorar a importância daqueles que, estando fora, continuam a fazer grande o nome de Portugal.
Transmito a todos Vós votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo cheio de Esperança. ■
Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da República portuguesa





