Portugal: EME Saúde obtém formação em Psicoterapia Interpessoal reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

A Academia de Psicoterapia Interpessoal, unidade de formação da EME Saúde, passa a integrar a lista oficial de entidades científicas e associações de psicoterapia protocoladas com a Ordem dos Psicólogos Portugueses

0
24
Na imagem, ao centro, Ivandro Soares Monteiro, fundador da Academia de Psicoterapia Interpessoal, e Sofia Ramalho, bastonária da Ordem dos Psicólogos. Foto: divulgação
- Publicidade -

A EME Saúde, referência nacional na prestação de cuidados de saúde mental, consultoria comportamental e formação especializada, anunciou que a sua unidade formativa Academia de Psicoterapia Interpessoal (API) foi oficialmente reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), passando a integrar, desde 17 de dezembro, a lista de Entidades Científicas e Associações de Psicoterapia protocoladas com o regulador da profissão em Portugal.

Este reconhecimento institucional valida o percurso formativo da API como idóneo para a atribuição do título de Especialidade Avançada em Psicoterapia, uma das qualificações mais exigentes e prestigiadas no setor da Psicologia em Portugal, atribuída pela OPP.

A Psicoterapia Interpessoal (TIP) é um modelo de intervenção clínica de primeira linha, recomendado por diretrizes internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a American Psychological Association e a American Psychiatric Association, especialmente no tratamento da depressão e de outras perturbações de saúde mental. 

Na sequência deste protocolo, a EME Saúde assegura que os psicólogos portugueses terão acesso a formação baseada na evidência científica, agora formalmente reconhecida para efeitos de especialidade profissional.

Neste sentido, as horas de formação realizadas na API – desde o Nível A até à certificação avançada de Nível C completo – vão passar a corresponder diretamente às 650 horas exigidas pela OPP para a atribuição da Especialidade Avançada em Psicoterapia, em conformidade também com os critérios da EFPA – European Federation of Psychologists’ Associations.

Num momento em que a saúde mental é uma prioridade cada vez mais crítica das sociedades atuais, Ivandro Monteiro, professor, fundador e diretor da API e CEO da EME Saúde, afirmou que “é fundamental garantir que os profissionais e, em particular, os psicólogos portugueses tenham acesso a formação baseada na evidência e não apenas em tendências”.

“O reconhecimento da OPP valida o nosso rigor. Na EME Saúde e na API, não formamos apenas técnicos; preparamos especialistas capazes de intervir com eficácia e segurança clínica”, acrescentou, recordando ainda que a instituição foi selecionada pela OMS, em 2024, para ministrar formação em TIP a profissionais de saúde em Cabo Verde.

Fundada em 2011 e sediada no Porto, a EME Saúde é uma clínica médica e de saúde mental que integra serviços clínicos, consultoria comportamental – em parceria com a CROWE Portugal – e projetos de inovação social e digital, como a Stoicnet.pt e o Clube dos Estóicos. 

Adicionalmente, a EME Saúde é uma entidade formadora certificada pela DGERT e detentora da marca registada API – Academia de Psicoterapia Interpessoal, dedicada ao ensino e divulgação da TIP em Portugal e nos PALOP desde 2009.

A API convida os profissionais de saúde mental e os órgãos de comunicação social a conhecerem o programa formativo e o impacto clínico da Psicoterapia Interpessoal através do site oficial www.academiatip.com.  ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.