Venezuela: Manuel Pinheiro da Silva vai liderar a embaixada portuguesa no país

Nascido em Amarante, em 21 de março de 1963, Manuel Pinheiro da Silva é diplomata de carreira com formação licenciado em História pela Universidade do Porto; pós-graduado em estudos europeus pela Universidade de Coimbra; ao longo de mais de três décadas, ocupou diversos cargos no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e em representações no exterior

0
15
Manuel Pinheiro da Silva, novo embaixador de Portugal na Venezuela
- Publicidade -

O governo de Portugal decidiu nomear a Manuel Frederico Pinheiro Da Silva como novo embaixador de Portugal na Venezuela, marcando um novo capítulo nas relações diplomáticas entre os dois países. Será o ultimo embaixador nomeado durante a presidencia de Marcelo Rebelo de Sousa para assumir o posto em Caracas e terá a função de continuar a fortalecer a cooperação bilateral num momento de desafios geopolíticos.

A nomeação, que ainda depende de publicação oficial e da aceitação por parte do governo venezuelano, foi anunciada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, a traves do Diário da Republica, assinado o 19 de dezembro de 2025 e decretado recentemente o 14 de janeiro do presente ano 2026.

Manuel Frederico Pinheiro da Silva foi aprovado no concurso de admissão para o servico exterior de Portugal desde o ano 1995 e acumula décadas de experiência internacional, o mais recentemente foi encarregado de negocios de Portugal na Guine Equatorial desde 2020 ate 2023, após isso serviu como embaixador de Portugal em Paquistão até 2026.

Nascido em Amarante, num 21 de Março de 1963, Manuel Pinheiro Da Silva é diplomata de carreira com formação licenciado em História pela Universidade do Porto; pós-graduado em estudos europeus pela Universidade de Coimbra. Ao longo de mais de três décadas, ocupou diversos cargos no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e em representações no exterior.

A sua carreira inclui passagens pelo Consulado-Geral de Portugal em Belo Horizonte e no Consulado-Geral de Portugal em Maputo e pelas embaixadas em Islamabad (Paquistão), Dakar (Senegal), Malabo (Guine-Equatorial), Trípoli (Líbia) e Windhoek (Namíbia), além de cargos de responsabilidade interna, incluindo Conselheiro da Missão Permanente das Nações Unidas em Nova Iorque.

Com esta nomeação, Portugal confia a Manuel Frederico Pinheiro da Silva a liderança da missão diplomática em Caracas, atribuindo-lhe a responsabilidade de proteger os interesses nacionais, assegurar o acompanhamento político da situação venezuelana e garantir proximidade e resposta à comunidade portuguesa no país.

A mudança na chefia da missão diplomática portuguesa em Caracas com concorrencia em Guiana, Trindade e Tobago, São Vicente e as Granadinas e do CARICOM, ocorre num momento de dificuldade e tensao política e social na Venezuela. Desta manera, fica exonerado João Pedro de Vasconcelos Fins do Lago da embaixada em Caracas, quem assumio desde maio do ano 2022.

A comunidade portuguesa na Venezuela tem manifestado, nas redes sociais e durante eventos, uma imagem positiva da passagem de Fins do Lago na Venezuela nos últimos quatro anos. Fins do Lago cumpriou no passado mes de dezembro, alguns dos últimos pontos da sua agenda na Venezuela, como a assinatura do  Protocolo de Cooperação do Instituto Camões de Cooperação e da Língua com o Instituto Portugues da Cultura e a Universidade Central da Venezuela.  ■

Marcos Ramos Jardim

Correspondente na Venezuela e nas Caraíbas

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.