Porto: Montenegro anuncia “Livraria Lello” como novo “Monumento Nacional”

Emblemática livraria do Porto avança para a mais alta distinção patrimonial, reforçando o seu valor cultural e simbólico para o país; presidente do Instituto Fliporto reconhece valor cultural do espaço

0
30
Celebração na Livraria Lello. Foto: divulgação
- Publicidade -

No dia em que foram assinalados os 120 anos da sua fundação, no último dia 13 de janeiro, a Livraria Lello, considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, localizada no Porto, Norte de Portugal, foi informada que será oficialmente reclassificada como Monumento Nacional. Uma notícia avançada pelo primeiro-ministro português, Luís Montenegro, durante mensagem divulgada nas redes sociais do governo.

O chefe de Governo português sublinhou que a valorização do património cultural constitui uma responsabilidade pública, reafirmando o compromisso com a cultura enquanto pilar da identidade nacional e investimento estratégico no futuro. 

A reclassificação como Monumento Nacional permitirá reforçar a proteção do edifício e apoiar projetos destinados à preservação da memória histórica, à inovação cultural e ao desenvolvimento económico e social.

Em declarações à nossa reportagem, Antônio Campos, presidente do Instituto Fliporto, responsável pela organização da Festa Literária Internacional de Pernambuco, que esteve num evento na livraria no ano passado, ao lado da ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, frisou a “grande alegria com a qual o Instituto Fliporto celebrou a data”.

Antônio Campos recordou a passagem pelo local, mas também a parceria com a Fundação Livraria Lello, braço cultural da Livraria Lello, um espaço localizado em Matosinhos, no Mosteiro de Leça do Balio, que “simboliza de forma clara a centralidade do livro na vida cultural contemporânea”.

“A primeira edição da Fliporto Portugal, realizada em outubro de 2025 na Fundação Livraria Lello, confirmou a força do diálogo cultural entre Brasil e Portugal e demonstrou que a literatura continua a ser um eixo estruturante dessa relação”, afirmou António Campos, que foi curador da iniciativa e é o criador e responsável pela Fliporto, que conta com 20 anos de existência no Brasil.

“Esta parceria inscreve-se numa história que se perpetua e que inspira gerações, reafirmando o livro como centro da vida cultural, num espaço com relevância histórica e projeção internacional”, declarou António Campos, que revelou que está programada uma nova edição da Fliporto Portugal nos dias 21, 22 e 23 de maio, na Fundação Livraria Lello, como forma de “continuidade, responsabilidade cultural e compromisso com a lusofonia”.

Para o presidente do Instituto Fliporto, “valorizar os 120 anos da Livraria Lello é reconhecer uma instituição que conseguiu unir património, leitura e programação cultural, mantendo o livro no centro do debate cultural contemporâneo”.

Local de renome

Situada no coração do Porto, a Livraria Lello é hoje muito mais do que um espaço comercial: tornou-se um centro ativo de programação cultural, promovendo a literatura portuguesa e funcionando como plataforma de projeção internacional da criação literária nacional. 

Além disso, o edifício recebe diariamente milhares de visitantes de todo o mundo, tornando-se um dos principais ícones culturais e turísticos do país.

Inaugurada em 1906, a Livraria Lello distingue-se pelo seu estilo arquitetónico singular, marcado pela icónica escadaria central, vitrais coloridos e detalhes em madeira esculpida. 

Estes elementos transformaram o espaço num símbolo da cultura portuguesa, reconhecido internacionalmente como um dos mais notáveis exemplares do património literário e arquitetónico europeu.

“A escadaria é vermelha. Mas o coração da casa é azul. Azul de pensamento, de profundidade, de futuro. É com esse coração que entramos em 2026. E damos um passo decisivo: a Livraria Lello deixa de pensar apenas a livraria. Passa a pensar a cidade”, finalizou Aurora Pedro Pinto, administradora da Livraria Lello.  ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.