
O presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu, na passada terça-feira, 13 de janeiro, uma ligação do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, que felicitou o chefe de Estado brasileiro pela conclusão do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula da Silva e Luís Montenegro expressaram satisfação com o acordo, cuja assinatura se realizou no passado dia 17 de janeiro, no Paraguai, e concordaram em trabalhar de forma conjunta, célere e eficiente para garantir a sua implementação.
Na conversa, ambos destacaram a relevância política e estratégica da decisão, sublinhando que o entendimento entre a União Europeia e o Mercosul representa “um gesto muito importante de defesa do multilateralismo e do livre comércio, com grande dimensão política e estratégica neste momento histórico”.
O acordo avançou após a maioria dos embaixadores dos países da União Europeia ter ratificado o texto na reunião do Comité de Representantes Permanentes (Coreper), realizada na última sexta-feira, 9 de janeiro, embora França, Irlanda, Polónia, Áustria e Hungria tenham votado contra e a Bélgica se tenha abstido.
Durante a ligação telefónica, Lula e Montenegro abordaram ainda a situação política da Venezuela, cuja crise foi agravada após a operação conduzida pelos Estados Unidos que retirou do país o presidente Nicolás Maduro, na madrugada de 3 de janeiro. ■




