A cidade de Lisboa vai festejar o Carnaval com desfiles organizados pela comunidade brasileira, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Embaixada do Brasil em Portugal, em vigor até 2027.
De acordo com informação prestada pela autarquia da capital à agência Lusa, estão previstos 17 blocos de Carnaval, com percursos distribuídos por cerca de oito freguesias da cidade.
As iniciativas estarão a cargo da União dos Blocos de Carnaval de Rua de Lisboa e inserem-se nas comemorações do Carnaval, que este ano se assinala a 17 de fevereiro.
Segundo a CML, o protocolo de cooperação, assinado em 2025, visa garantir apoio institucional aos desfiles carnavalescos promovidos pela comunidade brasileira.
Para a União dos Blocos de Carnaval de Rua de Lisboa, o acordo reconhece o Carnaval como uma “manifestação cultural de interesse não só da comunidade imigrante brasileira, mas também da cidade de Lisboa”.
Deste modo, o apoio municipal traduz-se, sobretudo, na emissão das licenças necessárias para a ocupação do espaço público, mediante a entrega da documentação exigida.
A CML assegura ainda, no âmbito das suas responsabilidades, o reforço da limpeza urbana, a disponibilização e recolha de contentores de resíduos e reciclagem, bem como a articulação com as juntas de freguesia.
Além dos desfiles organizados pela comunidade brasileira, o município lisboeta indicou que estão programados outros eventos de Carnaval, promovidos por diversas entidades e distribuídos por vários pontos da cidade, no mesmo período.
Lisboa não recebe cortejos oriundos de outras regiões do país, mas mantém a tradição de acolher a Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras antes do fim de semana carnavalesco, com o objetivo de promover aquele evento junto de residentes e turistas.
Atualmente, mais de 484 mil cidadãos brasileiros vivem em Portugal, constituindo a maior comunidade imigrante no país, segundo o Relatório de Migrações e Asilo de 2024, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Em 2023, viviam em Portugal 368 mil cidadãos de nacionalidade brasileira, sendo Lisboa o município com maior número de residentes brasileiros, totalizando 33.407 pessoas, de acordo com dados da Pordata sobre a população estrangeira com estatuto legal de residente. ■





