Os quatro países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e a União Europeia assinaram o Acordo de Associação e o Acordo Interino de Comércio entre os dois blocos, segundo comunicado conjunto publicado no sábado, 17 de janeiro, pelo Ministério das Relações Exteriores.
Assinaram os documentos os ministros das Relações Exteriores dos países do Mercosul e o comissário europeu de Comércio e Segurança Econômica, em cerimônia oficial cujo local não foi informado.
Pelo acordo, a União Europeia eliminará tarifas para 92% das exportações do Mercosul ao bloco, um volume estimado em US$ 61 bilhões. Outros 7,5% das vendas, equivalentes a US$ 4,7 bilhões, terão acesso com tarifas reduzidas. Segundo o comunicado, os percentuais cobrem quase a totalidade das exportações do bloco sul-americano ao mercado europeu.
A União Europeia reúne 450 milhões de habitantes e responde por aproximadamente 15% do PIB mundial, sendo a terceira maior economia do mundo.
Os acordos estabelecem regras para comércio de serviços e investimentos, além de mecanismos de cooperação em áreas estratégicas entre as duas regiões. ■





