
Paulo Pisco, diretor do Departamento das Comunidades do Partido Socialista, foi distinguido pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa com o título de Membro Associado Honorário, uma distinção atribuída a título de mérito pelo trabalho desenvolvido no plano parlamentar europeu.
A decisão foi validada pelo Committee of Rules of Procedure, Immunities and Institutional Affairs da Assembleia Parlamentar, sendo igualmente atribuída uma medalha honorífica por deliberação do presidente da instituição.
Em reação à distinção, Paulo Pisco afirmou ser “motivo de grande orgulho receber o título de Membro Honorário pro merito da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa”, recordando o seu percurso naquela instituição, onde integrou a Comissão das Migrações, Refugiados e Pessoas Deslocadas e presidiu à Subcomissão das Diásporas.
O dirigente destacou ainda o trabalho desenvolvido através da elaboração de três relatórios considerados relevantes no âmbito europeu: “Uma política Europeia para as Diásporas”, “As crianças ucranianas deportadas para a Federação Russa, criar condições para o seu regresso e punir os seus perpetradores” e “Salvar Vidas de Migrantes no Mar e proteger os seus Direitos Humanos”.
Neste sentido, a distinção hoje atribuída constitui um reconhecimento do contributo de Paulo Pisco para a reflexão e a ação política europeia em matéria de migrações, diásporas e direitos humanos, o que vem reforçar a presença portuguesa no seio das instituições parlamentares do Conselho da Europa. ■




