
A TAP Air Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciaram uma parceria estratégica que torna a transportadora aérea portuguesa de bandeira a companhia aérea oficial da Seleção Nacional de Futebol, unindo dois dos mais fortes símbolos da portugalidade numa visão comum de afirmação global de Portugal.
Assente numa estratégia de projeção internacional do país, que combina futebol, turismo e mobilidade aérea como motores de promoção além-fronteiras, o acordo permitirá à TAP acompanhar a Seleção Portuguesa de Futebol nas suas deslocações internacionais, garantindo elevados padrões de qualidade, segurança e conforto.
Esta colaboração surge num momento particularmente relevante do ciclo competitivo internacional, marcado pela preparação para o Mundial FIFA 2026, que terá lugar nos Estados Unidos, Canadá e México, e com uma perspetiva de longo prazo que inclui o Mundial FIFA 2030, coorganizado por Portugal, Espanha e Marrocos.
A parceria assume também um papel central na estratégia de internacionalização da FPF e consolida o posicionamento da TAP como um parceiro ativo na promoção do desporto, do turismo e da imagem de um Portugal moderno e competitivo no panorama global.
Luís Rodrigues, CEO da TAP, destaca que “levar nas nossas asas a Seleção Nacional é um motivo de orgulho e uma oportunidade de reforçar a projeção de Portugal no mundo”.
“Esta parceria reflete não só o nosso compromisso com a excelência e com a promoção do País além-fronteiras, como também o espírito vencedor com que enfrentamos todos os desafios”, acrescentou.
Já Pedro Proença, presidente da FPF, considera que esta ligação representa “a união de duas marcas que são embaixadoras de Portugal no mundo e que partilham uma visão estratégica de longo prazo”.
“Num ciclo competitivo que culmina no Mundial 2026, esta ligação reforça a capacidade de a Seleção Nacional chegar mais longe, dentro e fora de campo, promovendo simultaneamente Portugal como um país de talento, excelência e ambição”, concluiu o dirigente. ■




