
A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro participou na 46.ª edição da Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR 2026), entre os dias 23 e 25 de janeiro, no âmbito do projeto EEC PROVERE – Queijos Centro de Portugal, com o objetivo de valorizar os queijos DOP da Região Centro e promover a sua oferta turística e gastronómica junto de públicos internacionais.
Considerada a maior feira de turismo realizada em Espanha e uma das mais relevantes a nível mundial, a FITUR reuniu, este ano, mais de 10.000 empresas de 161 países, distribuídas por 12 pavilhões, tendo registado mais de 255.000 visitantes ao longo de cinco dias.
Deste modo, a participação da InovCluster procurou ser uma oportunidade estratégica para reforçar a projeção internacional da Região Centro de Portugal: a convite das Comunidades Intermunicipais da Região Metropolitana de Coimbra, de Viseu Dão Lafões e da Região Beiras e Serra da Estrela, a InovCluster promoveu a Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal, através da apresentação do website e da aplicação móvel da Rota, acompanhadas por ações de degustação dos Queijos DOP da Beira Baixa, Serra da Estrela e Rabaçal.
A Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal tem como missão valorizar a produção tradicional e o saber-fazer associado aos queijos DOP da região, integrando mais de 50 experiências ligadas à fileira do queijo.
A iniciativa permite a criação de roteiros personalizados, ajustados aos interesses dos visitantes, através da articulação com agentes turísticos locais.
No âmbito da participação na FITUR, foi também apresentado, a convite do Turismo Centro de Portugal, o projeto “Sabores ao Centro”, uma plataforma colaborativa regional focada na sustentabilidade, na valorização da produção local e na articulação entre comunidades intermunicipais, produtores e projetos PROVERE, incluindo o Roteiro de Enoturismo do Centro de Portugal e a Rota dos Queijos.
A presença da InovCluster encerrou com uma ação promovida a convite do município de Castelo Branco, dedicada à divulgação da Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal, acompanhada por uma mostra e degustação de produtos endógenos da região, como queijos DOP, azeite e pão. ■




