
O jornalista e escritor Ígor Lopes, CEO da Agência Incomparáveis, foi distinguido na 9.ª Gala As Notícias / RadioTV Lusa, realizada dia 6 de fevereiro, no Restaurante Lusitânia, em Londres, numa cerimónia transmitida em livestream internacional. O prémio, atribuído na categoria “Literatura e Divulgação da Língua Portuguesa Ano 2025”, reconhece o percurso do profissional na promoção da língua portuguesa e na ligação entre Portugal, Brasil, União Europeia e Mercosul, com foco nas comunidades portuguesas, luso-brasileiras e lusófonas.
O troféu entregue ao jornalista tem a forma de uma guitarra portuguesa, facto que levou Ígor Lopes a dedicar o galardão à fadista portuguesa Maria Alcina, natural de Castro Daire e residente no Rio de Janeiro há mais de 70 anos, falecida recentemente, depois de anos de trabalho de promoção de Portugal e da sua cultura na América do Sul.

“É um orgulho poder vencer este prémio na categoria “Literatura e Divulgação da Língua Portuguesa Ano 2025”, tendo ao meu lado, como concorrente, o competente Círculo de Leitura em Português de Manchester”, afirmou Ígor Lopes, que sublinhou ter “dedicado o prémio à amiga Maria Alcina, de quem sou biógrafo e com quem convivi na afirmação da cultura portuguesa no Rio de Janeiro, no Brasil e em Portugal, sendo testemunha do seu esforço, dedicação, carisma e talento”.
A organização da Gala, que registou ainda momentos musicais de qualidade protagonizados pelas artistas convidadas Sofia Escobar, Inês Fernandez e Madalena Alberto, sublinhou que o evento nasceu “para projetar e destacar na opinião pública o excelente trabalho dos portugueses residentes no Reino Unido. De todos aqueles que conseguem ultrapassar a medianidade, ultrapassar os limites do expetável e atingir uma condição de excelência inquestionável”. Essa mesma entidade acrescenta que são “centenas os que conseguem, anualmente, atingir esse estágio”, sendo muitos identificados através de indicações da própria comunidade, após verificação e certificação dos percursos.

A cerimónia contou com a presença do Embaixador de Portugal no Reino Unido, Nuno Brito; da Cônsul-Geral de Portugal em Londres, Ana e Brito Maneira; do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa; e do deputado José Dias Fernandes, eleito pelo círculo da Europa pela emigração, entre outras autoridades portuguesas e representantes diplomáticos. Estiveram ainda presentes empresários, dirigentes associativos e figuras públicas da comunidade portuguesa e lusófona no Reino Unido.
A 9.ª edição da Gala integrou 30 nomeações e 16 galardões, distribuídos em quatro blocos de prémios, com intervenções institucionais e atuações musicais que marcaram a noite.
Recorde-se que, ao longo das edições anteriores, foram distinguidas personalidades como António Horta-Osório, Paula Rego, Mónica Ferro e Dr. Justino Monteiro. Pelo palco passaram artistas como Carlos do Carmo, Luís Represas, Lúcia Moniz, João Pedro Pais e Roberto Leal, entre outros nomes da música portuguesa.
Com apoios institucionais do Consulado-Geral de Portugal em Londres, do Consulado-Geral de Portugal em Manchester, da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e da República Portuguesa, a Gala destacou-se por consolidar-se como um dos momentos de maior visibilidade da diáspora lusa no Reino Unido.

Quem é Ígor Lopes?
Nascido no Rio de Janeiro, fruto da emigração portuguesa com raízes em Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real) e Douro (Armamar) Ígor Lopes é jornalista, escritor e social media entre Brasil e Portugal. É CEO da Agência Incomparáveis, agência de notícias sediada no Rio de Janeiro, com sucursal em Portugal, que atua na América do Sul e do Norte, Europa Central, África Lusófona, Ásia Lusófona e em Portugal continental e ilhas. Coordena editorialmente a revista Diáspora Lusa e a redação do Gazeta Lusófona, integra redações de publicações internacionais e é colaborador da RDP Internacional, além de docente convidado em programas de pós-graduação no Brasil. É correspondente do programa de TV “Assim é Portugal”, na TV Max, Brasil, com o quadro “Ponto a Ponto”.
Ao longo da carreira, recebeu distinções em Portugal e no Brasil pelo trabalho na área das migrações, da comunicação e da promoção cultural, integrando diversas academias literárias e instituições históricas.
É vice-presidente da Associação Mais Lusofonia, com sede em Castelo Branco; Diretor de Relações Internacionais da Sociedade de Excelência Luso-Brasileira; com sede em São Paulo; integra a direção da Casa do Brasil – Terras de Cabral, com sede em Belmonte/Covilhã; Presidente da Assembleia Geral da Plataforma, entidade que atua na defesa da comunicação social da diáspora portuguesa, com sede na Europa. É também “Chanceler” na aproximação cultural entre Brasil e Portugal, título reconhecido pelo Ministério da Cultura do Brasil, através da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, entre outras entidades e ações.
Assumiu recentemente como membro da Comissão de Cidadãos de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas no âmbito do “Projeto Os 230”, na segunda Edição das Comissões de Cidadãos na Assembleia da República portuguesa.
“O reconhecimento agora obtido em Londres reforça o nosso percurso de ligação entre comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e a afirmação da língua portuguesa como eixo de identidade e cooperação internacional. Há muito ainda por fazer, por isso, agradecendo à organização da Gala, aos profissionais do jornal As Notícias e da RTVLusa, e deixo um abração de gratidão e reconhecimento a todos os nomeados”, finalizou Ígor Lopes. ■




