
O novo projeto SAFEWATER será apresentado no próximo dia 23 de março, no CEI – Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco, com uma abordagem integrada que liga o tratamento de água à regeneração dos solos agrícolas, assente numa lógica dupla – “água tratada, terra renovada” – que reflete a ambição de intervir simultaneamente na gestão eficiente dos recursos hídricos e na sustentabilidade da atividade agrícola.
O SAFEWATER pretende testar um tratamento quaternário de efluentes da ETAR de Castelo Branco, permitindo a reutilização da água para irrigação no Parque Natural do Tejo Internacional. A iniciativa surge como resposta direta à crescente escassez hídrica e à necessidade de adaptação do setor agrícola.
Neste sentido, a programação do evento acompanha esta lógica, dividindo-se entre o eixo da água – centrado na gestão, tratamento e inovação tecnológica – e o da terra, focado na regeneração agrícola e na resiliência territorial.
A sessão terá início às 14h00 com a abertura institucional por Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, e por Margarida Quina, diretora do CERES. Segue-se, às 14h30, a apresentação do projeto por João Gomes, da Universidade de Coimbra.
No domínio da terra, destaca-se a intervenção de Paula Morais, também da Universidade de Coimbra, às 14h40, sobre o papel da microbiologia na inovação e regeneração da agricultura, sublinhando a ligação entre qualidade da água e saúde dos solos.
Já no eixo da água, às 14h50, Nuno Lourenço, dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, abordará a gestão, manutenção e operação das redes. Às 15h00, será ainda apresentado o contributo da AdP Valor no setor.
A dimensão territorial e ambiental do projeto será explorada às 15h10, com enfoque no potencial de resiliência do Parque Natural do Tejo Internacional. Segue-se, às 15h20, uma conversa aberta com Christelle Domingos, da InovCluster, promovendo o diálogo entre especialistas e participantes.
A sessão encerra às 15h40 com Pedro Carvalho, da CCDR Centro, terminando com um momento de networking.
Financiado pela Fundação la Caixa e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o SAFEWATER procura afirmar-se como um modelo replicável de gestão sustentável da água, num contexto de crescente pressão climática e necessidade de adaptação dos sistemas agrícolas. ■




