
A construtora catarinense Gessele Empreendimentos, sediada em Itapema (SC), utiliza referências arquitetônicas de castelos e palácios europeus no desenvolvimento de projetos residenciais de alto padrão. Antes dos lançamentos, os diretores Paula Gessele e João Conhaqui realizam pesquisas históricas e viagens técnicas a monumentos como o Castelo de Windsor, o Palácio de Buckingham, a Sandringham House e o Palácio de Hampton Court, no Reino Unido.
Os empreendimentos recebem nomes de monarcas europeus, entre eles George VI, Elizabeth II e Charles II. Segundo a empresa, os elementos observados nas visitas são adaptados aos projetos de fachadas, áreas comuns, jardins e acabamentos.
Um dos projetos em construção, o Elizabeth II Royal Home, foi inspirado na Sandringham House, residência da família real britânica em Norfolk, na Inglaterra. O edifício utiliza referências visuais associadas à monarca, como tons de azul e elementos que remetem à arquitetura inglesa.
Já o edifício George VI, entregue em Itapema, incorpora referências ao Castelo de Windsor, com relógio na fachada, jardim em estilo europeu e porte-cochère na entrada.
Segundo a empresa, alguns empreendimentos registraram valorização superior a 300% em cinco anos. ■




