Caras e caros emigrantes,
Sejam muito bem-vindos a Portugal.
É chegado o momento de milhares de portugueses e lusodescendentes voltarem ao nosso país. É o momento de reencontrar a família, os amigos e os lugares que guardam na memória durante todo o ano. É o regresso à terra natal, à casa dos pais, às praias, às festas populares e às tradições que mantêm viva a ligação a Portugal, independentemente da distância.
Sou neto e filho de emigrantes, tal como tantos portugueses. Recordo, com carinho, as duras histórias de quem trabalhava de sol a sol, na esperança de um regresso a Portugal. A minha história confunde-se com a de um país de quem emigra não por opção, mas por sobrevivência. Um país atravessado pelo envelhecimento, pelo esvaziamento rural, e pelos seios familiares onde tantos lugares à mesa ficam vazios. Esta é uma ausência sofrida, mas amparada e celebrada com arraiais, festas e romarias em cada agosto.
Portugal é feito de terra, língua e pessoas, mas é mais que a soma destas três partes. As histórias de tantas famílias que partiram em busca de melhores oportunidades e condições de vida, à custa de muito sacrifício e tantas ausências, desenham no mapa este nosso país. Deixa de ser um território marcado, e passa a ser uma rede global de pessoas.
Sabemos que muitas destas viagens representam centenas ou mesmo milhares de quilómetros percorridos por estrada, muitas horas ao volante, e muita vontade de chegar. São longas horas de condução, frequentemente em período de férias, com grande intensidade de tráfego e condições meteorológicas exigentes.
Por isso, antes de partir e durante toda a viagem, faça da segurança a sua prioridade.
Antes de partir
- Faça uma revisão ao veículo, verificando pneus, travões, luzes, óleo e sistema de refrigeração;
- Confirme que possui todos os documentos necessários, incluindo carta de condução, documentos do veículo e seguro;
- Planeie o percurso com antecedência e procure conhecer as principais condições de circulação ao longo do trajeto;
- Aproveite para planear as paragens de descanso, com algum momento de passeio ou refeição;
- Certifique-se de que todos os ocupantes utilizam corretamente o cinto de segurança.
Durante a viagem
- Respeite sempre os limites de velocidade e as regras de trânsito de cada país;
- Mantenha uma distância de segurança adequada em relação ao veículo da frente;
- Faça pausas regulares. Em viagens longas, recomenda-se parar periodicamente para descansar e recuperar a concentração;
- Nunca conduza sob o efeito do álcool ou de substâncias que possam comprometer a sua capacidade de reação;
- Evite utilizar o telemóvel durante a condução. Sabemos como uma breve distração pode ter consequências irreversíveis;
- Redobre a atenção em situações de trânsito intenso, calor extremo ou condução noturna.
Se viajar com crianças
- Utilize sempre sistemas de retenção adequados à idade e estatura das crianças;
- Planeie paragens adicionais para descanso e hidratação;
- Nunca deixe crianças ou animais sozinhos dentro do veículo.
Em caso de emergência
- Mantenha consigo contactos úteis e informação sobre os serviços de assistência disponíveis ao longo do percurso;
- Em caso de acidente ou avaria, procure um local seguro e siga as orientações das autoridades competentes.
O mais importante não é chegar depressa. É chegar, e em segurança.
Queremos que estas férias sejam recordadas pelos reencontros familiares, pelos momentos partilhados, pelas celebrações de verão e pela alegria de estar novamente em Portugal.
A todos os que regressam nestes meses de verão, desejamos uma excelente viagem, umas férias felizes e uma estadia memorável no nosso país.
Portugal não é só um país, Portugal é a sua gente. E por isso, Portugal é enorme, Portugal é global. E a cada agosto, com o regresso dos nossos emigrantes e suas famílias, Portugal torna-se inteiro.
Sejam muito bem-vindos a Portugal. ■
Emídio Sousa
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas







