Iniciados preparativos para cimeira Brasil-Portugal

14ª Cimeira Bilateral terá lugar na capital brasileira no dia 19 de fevereiro

0
110
Estão previstos diversos acordos entre os dois países
- Publicidade -

O Palácio do Itamaraty, em Brasília, recebeu, nos últimos dias, a reunião da Comissão Permanente Bilateral entre Portugal e o Brasil.

Na reunião foram passados em revista os resultados das diversas reuniões das subcomissões que ocorreram em 2024, e analisadas as perspetivas para a 14ª Cimeira Bilateral, que terá lugar na capital brasileira no dia 19 de fevereiro.

Esta nova Cimeira Luso-Brasileira será precedida, no dia 18 de fevereiro, por uma visita de Estado do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Brasil, incluindo uma passagem pelo Recife, onde receberá um título ‘honoris causa’.

Está prevista a assinatura de cerca de 20 acordos em áreas como defesa, segurança, justiça, ciência, saúde, comércio, energia e cultura.

A última cimeira entre os dois países teve lugar em Lisboa em abril de 2023 e resultou na assinatura de novos acordos mútuos.

Eleições no Brasil

Nos últimos dias, o panorama político brasileiro conheceu dois novos líderes de poderes importantes.

O senador Davi Alcolumbre foi eleito novo presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional no dia primeiro de fevereiro. Alcolumbre substituirá o atual presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Pacheco, que tem mantido regulares com as relações com Portugal, tendo estado em Coimbra no ano passado, durante evento da Associação Portugal Brasil 200 anos.

No caso da Câmara dos Deputados, Hugo Motta foi eleito presidente, sucedendo Arthur Lira no comando da presidência da Casa. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.