Brasil: União Europeia e FGV capacitam profissionais na resolução de disputas internacionais

Curso gratuito conta com aulas estruturadas para proporcionar aos alunos o debate de teorias comparativas da jurisprudência com análises de sentenças e exercícios

0
112
Especialistas de instituições de renome no Brasil e no estrangeiro foram convidados para as aulas. Foto: divulgação
- Publicidade -

A terceira edição do curso gratuito de direito “Solução de Controvérsias Regionais e Internacionais” do programa Rio CRIDS 2025 começou no dia 12 de fevereiro e vai até 28 de maio na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Em associação com a União Europeia (UE), a formação inclui “estudos de caso e simulações de negociação”, alicerçado com teorias e “experiência prática na área de solução de disputas internacionais, arbitragem e mediação”. 

O Rio CRIDS 2025 foi organizado pelo Centro de Excelência Jean Monnet da FGV e cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus+, em parceria com o Centro de Pesquisa em Direito Global da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV. O programa intensivo tem como objetivo beneficiar “estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, operadores e especialistas do direito, gestores públicos, representantes da sociedade civil”.

Para a coordenadora do curso, professora Paula Wojcikiewicz Almeida, “ao permitir uma interação ativa entre académicos e profissionais, o Rio CRIDS gera inúmeros benefícios para os participantes, como a promoção da interdisciplinaridade, o desenvolvimento do pensamento crítico, o aprimoramento das habilidades analíticas e a oportunidade de expandir sua rede de contactos”.

Entre os professores e profissionais convidados “estão os especialistas Marilda Rosado (UERJ), Welber Barral (BMJ), Renato Beneduzi (PUC-Rio), Dhallys Nunes (EEAS-UE) e Tulio Giacomo (Senior Legal Counsel e representante da Corte Permanente de Arbitragem em Singapura), além de professores de instituições estrangeiras, dentre os quais, Jean-Marc Sorel (Sorbonne), Brian McGarry (Leiden), Eric de Brabandere (Leiden), Jed Odermatt (University of London) e Gustavo Garcia (Universidade Andina Simón Bolívar)”.

A equipa organizadora do Rio CRIDS é composta pelos pesquisadores Ana Carolina Vasconcelos e Gabriel Ralile, ambos do FGV Centre of Excellence on EU-Latin America Global Challenges, um projeto do Centro de Pesquisa em Direito Global da FGV Direito Rio, cofinanciado pela Comissão Europeia.

Já participaram no programa, noutras edições, as professoras Fabiane Verçosa (FGV Direito Rio) e Juliana Loss (FGV Direito Rio).

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.