
Com a aproximação do Dia Mundial do Livro, celebrado todos os anos em 23 de abril, a Editora e Livraria Letras Lavadas promove em Ponta Delgada, entre os dias 21 e 26 de abril, mais uma edição da Festa do Livro. A primeira foi realizada em 2017.
O evento literário é considerado uma referência cultural nos Açores devido à promoção da leitura e da literatura para todas as faixas etárias em busca de entretenimento e aprendizado. Durante os dias de festa cultural, a livraria oferece descontos de até 50% na compra de livros.
A abertura, na segunda-feira, 21, às 15h, uma conversa com a jornalista e crítica literária Isabel Lucas, também será transmitida pelo YouTube e Facebook da livraria, no podcast “Há Conversa na Livraria”.
A partir daí, a programação se estende até sábado, 26, com término às 16h, quando haverá a apresentação de “Descansos”, o mais recente romance de Susana Amaro Velho, sob o tema da “força dos laços familiares perante as adversidades”. O premiado livro será apresentado por Paula Santos, professora e dinamizadora da página A Biblioteca da Paula e autora de “O Bairro das Cruzes”, “Inquieta” e “O Sono Delas” (em coautoria), editados pelo Grupo Infinito Particular.
Na agenda estão vários atrativos: no dia 21, às 16h30, será apresentada a revista cultural “Ilhéu Magazine”. A sessão será conduzida por Kathleen McCaul, diretora editorial e jornalista britânica, e contará com a presença de Alexandre Pascoal e de Pedro Arruda.
O dia encerra com o lançamento do livro “Casa do Tempo”, de Lélia Pereira Nunes, investigadora, autora e diretora do Património Cultural do Estado de Santa Catarina, no Brasil. Sidónio Bettencourt fará a apresentação da obra e Pedro Almeida Maia fará os comentários, entre os quais, “a ligação entre a literatura açoriana e catarinense”.
As atividades dos dias 22 e 23 de abril serão direcionadas ao público infantil, com a realização de “Hora do Conto” e a oficina de fantoches com alguns ATL’s de Ponta Delgada. Na tarde do dia 22, a mediadora cultural do Serviço Educativo do Museu Carlos Machado, Sandra Sousa Bairos, vai promover uma sessão para jovens sobre a importância da literatura na infância. E às 16h, a escritora Margarida Rebelo Pinto será a entrevistada no podcast “Há conversa na livraria”.
No dia 23, haverá uma visita guiada por José Ernesto Rezendes à Nova Gráfica, à exposição de Artes Gráficas na Biblioteca Pública e ao Arquivo Regional de Ponta Delgada, e após as visitas retorno à livraria. Às 18h30, o público poderá participar num workshop de marcadores de livros com aguarelas, ministrado pela artista Oana Nedelcu. O custo da participação neste workshop é de 25 euros por pessoa com inscrição antecipada.
O dia 24 de abril será dedicado à História e às tradições e às 10h30, terá uma sessão de contos sobre o livro “Contos Tradicionais Açorianos de Teófilo Braga”, de Anabela B. Freitas, direcionada aos membros da Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores. Às 15h, será realizado um Sarau Poético com o Grupo Palavras Sentidas, comemorando o 51.º aniversário da Revolução de 25 de abril. Às 20h, haverá uma Noite de Fados com Raquel André Machado e Marino de Freitas, contando com uma prova de vinhos em parceria com a Garcias — Wine & Spirits.
A programação do dia 26 de abril terá início com a “Hora do Conto” conduzida pela autora Amélia da Costa Lopes, para o público infantil, tendo por base o livro “O sol da caracolinha”. Às 14h30, será realizada uma prova de cafés Biocoffee, em parceria com a Delta Cafés, seguida de uma sessão do “Clube de Leitura Letras Lavadas”, às 15h. O clube é aberto a todos os interessados e acontece todos os meses na livraria.
A programação é gratuita, com exceção do workshop de aguarelas.
Esta edição da Festa do Livro tem o apoio da Nova Gráfica, da EXP Azores Team, da Garcias — Wines & Spirits e da Delta Cafés. ■