Numa nota enviada à imprensa, nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, o governo regional dos Açores indicou que o presidente do Conselho de Administração da SATA Holding, Rui Coutinho, apresentou o seu pedido de demissão, com efeitos a 1 de janeiro de 2026, invocando razões profissionais.
O executivo açoriano aceitou o pedido e reiterou a sua confiança no trabalho desenvolvido por Coutinho, que permitiu reforçar a estabilidade do Grupo SATA no atual contexto de cumprimento do Plano de Reestruturação.
Com o objetivo de assegurar a continuidade e estabilidade dos processos em curso, o governo regional dos Açores irá nomear Tiago Santos, atual Chief Financial (CFO) do Grupo SATA, para o cargo de presidente do Conselho de Administração da SATA Holding.
A nomeação de Tiago Santos “visa garantir a prossecução rigorosa das medidas previstas no Plano de Reestruturação, nomeadamente a alienação da Azores Airlines e do Handling, bem como a consolidação dos avanços já alcançados no âmbito do processo de recuperação das empresas do Grupo SATA”, sublinhou o executivo açoriano.
Esta alteração na administração da SATA surge numa altura em que decorre o processo de privatização da Azores Airlines, companhia do grupo responsável pelas ligações entre os Açores e o exterior.
A 24 de novembro, o consórcio Atlantic Connect Group apresentou uma proposta de 17 milhões de euros por 85% do capital social da Azores Airlines, tendo o executivo da região solicitado à Comissão Europeia a extensão do prazo para a privatização da transportadora até 31 de dezembro de 2026.
A proposta encontra-se atualmente em avaliação pelo júri do concurso, presidido pelo economista e docente universitário Augusto Mateus.
Em junho de 2022, a Comissão Europeia autorizou uma ajuda estatal portuguesa para a reestruturação da companhia aérea no valor de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias públicas, contemplando medidas como a reorganização da estrutura e a alienação de uma participação de controlo (51%). ■





