
No dia 10 de junho, data em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) promoveu uma tripla celebração, com foco na “valorização da Língua Portuguesa e na conexão das comunidades lusodescendentes ao redor do mundo”.
Durante a ocasião, foram lançados dois projetos estratégicos: a plataforma de ensino online “Academia de Língua Portuguesa ‘Língua Viva’” e a revista “Descendências Magazine”, voltada para a difusão cultural e diplomática da lusofonia.
A plataforma oferece cursos organizados por níveis e temas específicos, como Cultura Portuguesa, Hotelaria e Restauração, Literatura, Tradições Portuguesas e TVDE (Transporte Individual). Os cursos são certificados e abertos à inscrição mediante formulário online. Interessados também podem verificar a disponibilidade de vagas por meio da “Bolsa de Cursos Gratuitos”, um programa de incentivo em que empresas mecenas apadrinham alunos.
A “Descendências Magazine”, reconhecida como uma revista de referência das Comunidades Portuguesas, anunciou o início de uma série de edições impressas em países com representação diplomática de Portugal. A proposta, segundo a publicação, é “conectar lusodescendentes globalmente e servir como instrumento de apoio à ação diplomática”.
Com o apoio do Instituto Diplomático (IDI), os dois primeiros países a receberem as edições físicas foram o Brasil e os Estados Unidos.
No Brasil, a revista de edição de luxo foi apresentada na Embaixada de Portugal em Brasília, com a presença do embaixador Luís Faro Ramos e da vice-presidente da AILD e diretora-adjunta da publicação, Gilda Pereira.
A plataforma de ensino “Língua Viva” está disponível em https://falarportugues.pt/
Já a versão digital da “Descendências Magazine” pode ser conhecida em https://descendencias.pt/ ■