Sara Fernandes, conselheira das Comunidades Portuguesas na Austrália, utilizou as redes sociais para fazer um balanço das atividades que desenvolveu no ano de 2025, incluindo visitas a clubes e associações portuguesas em Sydney, Adelaide, Melbourne e Perth, além de promover encontros com autoridades diplomáticas e participar em eventos culturais e cívicos, consolidando a presença e o papel da comunidade portuguesa na Austrália.
O ano começou em janeiro com visitas oficiais a clubes portugueses em Sydney, como o Community Portuguese Club, o Club Madeira e a South Coast Portuguese Association.
Em fevereiro, foram celebrados o Dia Mundial da Língua Portuguesa e reuniões com o embaixador do Brasil e os cônsules de Portugal e Timor-Leste, além de encontros com a coordenadora do Instituto Camões e o Conselho Consultivo em Sydney.
Em março, Sara Fernandes participou na primeira reunião presencial do Conselho Regional Ásia/Austrália em Timor-Leste, com encontros oficiais na Embaixada Portuguesa e no Palácio da Presidência de Timor-Leste.
Entre maio e junho, deslocou-se a Portugal para reuniões de trabalho com órgãos como o Instituto de Registo Notarial, o Instituto Diplomático, a Secretaria Geral do MAI e a Comissão Nacional de Eleições, acompanhando a contagem de votos das Legislativas de 2025.
No início do segundo semestre, a conselheira esteve em Adelaide para comemorações do Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas, visitou associações locais e participou em Perth no evento dos 50 anos da presença da comunidade de Timor-Leste na Austrália.
Em outubro, percorreu Sydney, Camberra, Melbourne e Perth para encontros com autoridades locais e representantes institucionais, incluindo o Home Affairs Department e as Embaixadas de Portugal e Angola.
Além das visitas e reuniões, Sara Fernandes apoiou a divulgação das eleições legislativas de 2025 e presidenciais de 2026, manteve contacto com associativismo local, participou em eventos culturais e continuou a preparar o relatório para revisão do Acordo de Segurança Social Portugal-Austrália.
Com estas ações, a conselheira das Comunidades Portuguesas concluiu a sua publicação reiterando continuar “empenhada em fortalecer os laços da Comunidade Portuguesa na Austrália, promovendo a cultura, a participação cívica e o apoio institucional” das várias entidades. ■





