A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), o Ministério da Economia – Instituto Nacional do Turismo (INATUR) e o Ministério das Finanças – Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF) de Moçambique oficializaram um intercâmbio durante a Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), com o intuito de “partilhar experiências e dados referentes à prática de gestão e de intercâmbio cultural por meio do Observatório do Turismo (OT)”. O evento reuniu 79 mil visitantes e 1.500 expositores de 85 países.
Durante o encontro com a equipa moçambicana, foi apresentada a Plataforma Integrada do Turismo (PIT) e as suas funcionalidades: inventário de ofertas turísticas, campanhas de marketing, políticas de regionalização, ações de capacitação e tratamento de dados pelo OT.
O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas José de Oliveira, celebrou o acordo com Moçambique na BTL como “um marco para a união dos países de língua portuguesa, impulsionando o turismo e a cultura de forma integrada. Ao unirmos nossas raízes, desde ações de intercâmbio artístico-cultural, a cessão da Plataforma Integrada do Turismo até os ‘Aulões da SECULT’, vislumbramos um futuro próspero para ambos os estados. Minas Gerais e Moçambique compartilham riquezas culturais e artísticas únicas, e esta parceria é a chave para desbloquear o potencial turístico inerente a cada cultura. Que esta colaboração inspire novas iniciativas e fortaleça os laços que nos unem pela língua e pela história”.
Para os representantes de Moçambique, que destacaram a qualidade das políticas públicas adotadas pela SECULT, “a reunião superou as expetativas e fortaleceu o interesse na formalização da parceria”.
A formalização do intercâmbio teve a assinatura de autoridades, como, além das citadas anteriormente, do secretário de Estado do Turismo de Minas Gerais, Fredson Bacar, pelo presidente do Conselho de Administração do CEDSIF, IP (Ministério das Finanças de Moçambique), Manuel António dos Santos, do diretor-geral do INATUR, IP (Ministério da Economia de Moçambique), Richard Atanásio Baulene, do governador da Província de Maputo, Manuel Tule.
O programa extenso contou com vários stands montados na BTL, inclusive o de Minas Gerais, onde apresentou a cultura e a gastronomia do Estado, com chefs conhecidos na elaboração de pratos tradicionais. O público degustou os produtos mineiros, como o pão de queijo, a broa de fubá, tábuas de QMA (Queijo Minas Artesanal), mini porções
de mandioca com carne de lata e tropeirinho, além de degustações de vinhos,
cachaças, cafés e azeites. ■