Brasil: município de Santo André comemorou Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Cidade foi fundada em abril de 1553 pelo português João Ramalho como Vila de Santo André da Borda do Campo; Dia da Comunidade Luso-Brasileira celebra-se a 22 de abril

0
247
Sessão solene foi realizada no Legislativo Municipal com a presença de autoridades e membros destacados da comunidade portuguesa local. Foto: Mundo Lusíada
- Publicidade -

A Câmara Municipal de Santo André, município de São Paulo, no Brasil, com mais de 740 mil habitantes, foi palco da Sessão Solene, dia 10/04, alusiva ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira.

Localizado numa região conhecida como o “Grande ABC”, este município foi fundado em 8 de abril de 1553 pelo português João Ramalho como Vila de Santo André da Borda do Campo. Para celebrar a história, a cultura local e a Comunidade Portuguesa, compareceram à cerimónia na Câmara Municipal, “conduzida pelo vereador William Lago”, o cônsul-geral adjunto de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques, o presidente da Casa de Portugal do Grande ABC, Paulo Augusto de Freitas, e representantes da comunidade lusa.

O vereador Marcos Pinchiari, orador oficial da sessão, frisou que “Santo André jamais seria o que é se aqui não houvesse as centenas de famílias portuguesas que aqui se estabeleceram”.

“Este vínculo permanece vivo até hoje, fortalecido pela irmandade com as cidades de Vouzela e Braga”, disse Paulo Augusto de Freitas, ao lembrar a fundação da cidade por João Ramalho.

Jorge Longa Marques referiu-se à capacidade brasileira em acolher estrangeiros de diferentes culturas.

“O Brasil permite que as pessoas possam ser aquilo que são, e que os povos e as pessoas se unam dessa forma”, disse.

“Hoje é um dia muito especial. Estamos relembrando as nossas raízes e celebrando todos aqueles que ajudam a construir uma Santo André cada vez melhor”, declarou o presidente da Câmara Municipal, William Lago. 

Também foram homenageados, devido aos trabalhos realizados na cidade, alguns representantes da comunidade luso-brasileira.

A homenagem foi oficializada pelo Decreto Legislativo n.º 1, de 1986. ■

Agência Incomparáveis, com Mundo Lusíada

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.