
O Dia Estadual do Fado foi celebrado no dia 16 de julho no Teatro Simões Lopes Neto – Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre, no Sul do Brasil. O evento assinalou a importância do Fado enquanto expressão do património imaterial da humanidade e reforçou os laços culturais entre Portugal e o Brasil.
A iniciativa contou com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, e foi realizada pela organização “Maria Lisboa”, com o apoio institucional do Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre, da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro, do Multipalco Eva Sopher e do Theatro São Pedro, além da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e do Governo do Estado.
Filipa Mendonça, vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, recorda que “a cultura portuguesa, na sua vertente musical, é celebrada no Estado, pelo seu quarto ano consecutivo”.
“Este espetáculo comemorado em julho já faz parte do calendário oficial de eventos do Estado que lhe dedicou e institucionalizou, o “Dia Estadual do Fado no RS”. Este ano, realizou-se no estado do Rio Grande do Sul. Foi escolhido o mês de julho para esta comemoração anual por ser este o mês do nascimento de Amália Rodrigues, cantora referência de todos os tempos, nossa Embaixadora do Fado no Mundo, responsável pela propagação deste estilo musical tão característico e identificativo do Povo Português, nosso cartão de visita”, sublinhou esta responsável, que acredita que, “deste modo, estreitando os laços existentes, esta oficialização demonstra bem todo o carinho, reconhecimento e respeito com que o povo Gaúcho acarinha a cultura portuguesa tão presente neste estado desde a sua chegada há 271 anos”.
“E que venham muitos mais. Este ano pela primeira vez não pude estar presente já que regressei a Portugal dia 10 de julho. Terminando assim seis anos e três meses da minha permanência nestas funções. Mas a festa foi linda de certeza, como habitualmente a Casa de Fados Maria Lisboa e o seu Grupo Alma Lusitana nos acostumaram”, finalizou Filipa Mendonça. ■