O escritor português José-Manuel Diogo participa dia 1 de agosto, às 20h, numa sessão de autógrafos integrada na programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no espaço Casa Gueto, no centro histórico da cidade fluminense. O encontro marca o lançamento no Brasil do seu mais recente livro, “Uma Geografia Poética”, editado pela Patuá. Festa Literária Internacional de Paraty celebra a sua 23ª edição de 30 de julho a 3 de agosto.
A obra, que não se propõe como antologia nem estudo crítico, estabelece uma ponte criativa entre poetas de diferentes tempos e geografias. Em “Uma Geografia Poética”, José Manuel Diogo constrói encontros literários imaginários entre figuras como Fernando Pessoa e Camões, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, Adélia Prado e Maria Teresa Horta, Almada Negreiros e Vinícius de Moraes. O livro desenha diálogos que atravessam o Atlântico e revelam as inquietações, os exílios e os encantamentos que moldaram a língua portuguesa como instrumento de criação, memória e resistência.
A obra tem merecido elogios de diversos autores internacionais.
“Senti a presença partilhada, minha e do Ondjaki, separados e encontrados por esse rio que habita muito a nossa escrita em um texto que é um abraço. O José-Manuel Diogo sai-se muito bem na sua estreia em ficção”, disse Mia Couto.
Na opinião de Valter Hugo Mãe, o livro “é lindo, uma ideia bonita, muito bem escrito”.
“Este é um livro em que a língua portuguesa é a morada da poesia, de personalidades vivas e mortas, míticas e históricas que se encontram ficcionalmente para refletir a língua, o estilo, a herança. Foi pela língua portuguesa que passamos a conhecer o mundo em que vivemos hoje — e se queremos transformá-lo, é por ela e nela que devemos acompanhar estes debates e inscrever também a nossa cosmovisão. A língua portuguesa é o nosso território”, frisou Trudruá Dorrico.
A sessão de autógrafos de José Manuel Diogo acontece na Rua Benedito Telmo Coupé, nº 277, antiga Rua Fresca, no coração de Paraty.
Sobre o Autor
José Manuel Diogo é escritor, curador e consultor internacional de negócios. Nascido em Castelo Branco, Portugal, vive hoje entre Lisboa, Coimbra, Brasília e São Paulo. Fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos e criador de projetos como “200 anos, 200 livros”, “Casa da Cidadania da Língua” e mais recentemente a “Virada Lusófona, Virada Literária de São Paulo”. Reconhecido por ser o Homem de lá e de cá, publicou, entre outros, I, Me — uma biografia de Steve Jobs e As Grandes Agências Secretas. Colunista da CNN Brasil, escreve regularmente no Correio Braziliense e na Folha de São Paulo; em Portugal no Jornal de Notícias e no Jornal Económico e n’O País, em Angola. Professor Universitário no IDP em Brasília. Apaixonado pela língua portuguesa e pela reinvenção poética do mundo, tem três filhos: Carolina, Diogo e Manuel. ■





