
A Cabana Espírita de Pai Fabrício, uma das mais antigas instituições religiosas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, celebrou, no domingo, 18 de janeiro, 112 anos de fundação com o lançamento de um livro sobre a sua história e a inauguração de um memorial em homenagem aos fundadores. O centro espírita, localizado em Queimados, no Rio, promoveu uma programação que incluiu rituais tradicionais afro-brasileiros, exibição de documentários e encerramento com cerimónia religiosa.
A programação espiritual envolveu oferendas, cânticos, danças, ladainhas e congadas. O local ainda mantém ritos tradicionais como a Congada de São Sebastião.
Durante a festa, houve a inauguração do “Memorial dos Imortais” e o lançamento do livro “A Umbanda de Pai Fabrício”, que regista a tradição oral e histórica da instituição, com sessão de autógrafos e um bate-papo entre os envolvidos na pesquisa.
Os documentários “Nas Palavras do Sagrado — Umbanda de Pai Fabrício”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, e outro sobre Congada, contemplado pela Lei Aldir Blanc, foram exibidos durante a festa. Os filmes estão disponíveis no canal oficial do centro no YouTube.
A festa terminou com uma gira, que se destaca por ser uma reunião sagrada onde médiuns incorporam entidades, em louvor a Oxóssi, um orixá iorubá, para reafirmar o compromisso da instituição com a espiritualidade umbandista. ■




