
A Casa de Portugal de Campinas (CPC) encerrou 2025 em 22 de novembro com mostras do folclore português, espanhol, suíço e italiano. A confraternização multicultural, chamada “Uma Noite na Europa” e realizada na sede da entidade, presidida pela advogada Ana Calvinho, reuniu mais de 300 pessoas, entre associados e convidados, incluindo o cônsul-geral adjunto do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Jorge Vieira Rodrigues. O cardápio, com comidas típicas desses países, variava a cada apresentação artística.
O Grupo Folclórico da Casa de Portugal abriu a programação. Em seguida, subiram ao palco os 20 componentes do Tanzgruppe Helvetia, grupo de Indaiatuba (SP), que promovem a cultura suíça por meio de trajes e coreografias típicas. A terceira apresentação foi do Studio Hass, grupo de dança espanhola composto por 15 mulheres e dois violonistas. A noite foi encerrada pelos italianos de Vinhedo (SP) que formam o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro La Bella Tarantella.
Ao lado da presidente da CPC, reeleita em 30 de novembro para mais três anos no cargo, o cônsul-geral destacou o florescimento e a revitalização das casas portuguesas e também da configuração da comunidade lusa como “absolutamente única no mundo”. ■
| Agência Incomparáveis, com informações do Mundo Lusíada




